2022
Um da programação XIV Semana da Consciência Negra de Jaguarão ✊🏾
HOJE!
Lançamento do Livro.
Floresta Aurora:150 anos Fazendo História.
As 19h00 no Clube 24 de Agosto.
No próximo dia 20 de novembro de 2022, celebramos junto a XIV Semana da Consciência Negra na cidade de Jaguarão/RS, 5 anos de existência da GIM, a Galeria Intercultural Magliani.Com muita alegria e orgulho, reinauguramos a exposição “Cartas e Impressões” reafirmando a nossa homenagem a Maria Lídia Magliani, mulher preta, gaúcha e artista.
Contamos com a sua presença na abertura da mostra no dia 17 de novembro de 2022, a partir das 8h30, na GIM, o coração pulsante e vermelho da Unipampa!
No dia 17/11/22, às 16h acontece a apresentação do Projeto Territórios Negros em Mapa: inventário dos Pontos Negros da Memória de Jaguarão, dentro do evento “Ação Institucional – Conhecendo a Universidade Federal do Pampa”.
O Projeto de extensão intitulado “Territórios Negros em Mapa: Inventário dos Pontos Negros da Memória de Jaguarão/RS”. Coordenado pela a Profª. Drª. Giane Vargas e executado pelo o NEABI MOCINHA tem como o objetivo principal mapear, identificar, localizar, pesquisar e divulgar trajetórias de vida de pessoas negras e os territórios da memória conectados as estas, presenças na diáspora africana, com vistas a produzir um material didático pedagógico que contribua com luta antirracista na cidade de Jaguarão. A intenção também é possibilitar que PESQUISADORES/AS NEGROS/AS sejam PROTAGONISTAS DESTA PESQUISA e de SUA PRÓPRIA HISTÓRIA ao se apropriarem das tecnologias e técnicas de PESQUISA, MAPEAMENTO, CARTOGRAFIA, INVENTÁRIO PARTICIPATIVO, assim como PESQUISADORES/AS NÃO NEGROS/AS exercitem o seu antirracismo a partir dos conhecimentos que serão compartilhados em cada visita e ações mediadas pela comunidade negra.
Um pouco mais da programação XIV Semana da Consciência Negra de Jaguarão ✊🏾
Sessão Solene Alusiva a Semana da Consciência Negra – Medalha “Mérito Mestre Vado” aos homenageados:
📍Aline Madeira
📍Marta Madeira
📍Neir Emílio P. Fontoura
📍In Memória João da Costa Chaves
No dia 08 de novembro de 2022, às 20h no Clube 24 de Agosto.
2021
Que domingo é dia de Samba todo mundo sabe! Mas vcs já estão sabendo que domingo é dia de Samba no Clube 24 de Agosto com o Grupo Café com Leite?! Então não perde a oportunidade, leve 1kg de alimento e aproveite o domingão com a família e amigos regado a muito samba!!!
A Semana da Consciência Negra ainda não acabou!!!
Hoje às 21h teremos um super encontro com Membros do Conselho Municipal de Política Cultural.
O Conselho Municipal de Política Cultural de Jaguarão – CMPC-Jag, órgão integrante da estrutura básica do Sistema Municipal de Cultura – SMC-Jag, é instância permanente, de caráter normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador, que atua na formulação de estratégias e controle de execução das políticas públicas de cultura do município de Jaguarão, nos termos da Lei 6.102, de 07 de Janeiro de 2015.
A XIII Semana da Consciência Negra de Jaguarão é um movimento coletivo das instituições negras de Jaguarão, sendo elas o Clube Social Negro 24 de Agosto, o Ilê Axé Mãe Nice D’Xangô, a Escola de Capoeira Ararirê Oxóssi, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas “Maria Cezarina Cardozo” (Neabi Mocinha/Unipampa) e nessa edição soma-se os colaboradores Pibid-História Unipampa Campus Jaguarão, GIM-Digital (Unipampa), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas Neir Madruga (IFSUL), Mulheres em Ação, Abi Axé, Grupo Palmares 50 anos do 20 de Novembro, 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Jaguarão (12ºRCMec), Secretaria de Cultura e Turismo de Jaguarão, Secretaria de Educação e Desporto de Jaguarão e Prefeitura de Jaguarão.
Agradecemos a todos os colaboradores que vêm somando ao longo dos anos e em especial à Câmara de Vereadores de Jaguarão pelo recurso para a execução dessa edição do nosso evento, reconhecendo a sua importância para a cidade de Jaguarão.
Participem!
Hoje acontece também no Teatro Esperança uma Homenagem Póstuma a Maria Cezarina Cardozo “Mocinha”, importante personalidade da cultura negra e do carnaval jaguarense.
Hoje, 25 de novembro, às 20hs no Teatro Esperança, haverá a solenidade Legislativa presidida pelo Vereador Renato Baucke, para conceder uma das principais honrarias de Câmara de Vereadores de Jaguarão, a Medalha “Mérito Mestre Vado”, que é destinada aquelas pessoas que merecem nosso reconhecimento por desenvolver o trabalho que enaltece a importância da cultura negra em Jaguarão.
Conforme a Legislação o evento é anual e será concedia duas homenagens a cada atividade.
Os condecorados do ano de 2021 serão: Neir Madruga (Presidente do Clube 24 de agosto) e a Mãe Nice de Xangô, pelo digno trabalho desenvolvido nestes últimos anos, uma homenagem que marca a trajetória de prestígio e referência para a população de nosso município através das ações, representatividade e valorização da história e cultura da raça negra, com a forte atuação na sociedade para a promoção da igualdade racial. No evento também será destinado um espaço de homenagem “In memorian” à história da saudosa Mocinha, Maria Cezarina Cardozo, pela sua representação como símbolo de significado da memória da festa popular, o carnaval.
O evento será transmitido via facebook, pelas páginas:
Semana da Consciência Negra de Jaguarão/RS
Ilê Axé Mãe Nice D’ Xangô
E pelo youtube da Câmara de Vereadores de Jaguarão:
https://www.youtube.com/channel/UC2XaAL-wCrtAgcxqIAaNwIA
XIII Semana da Consciência Negra de Jaguarão
Live dos PIBIDS História e Ciências Humanas
Mediação:
Otávio Ferreira (Bolsista PIBID História)
Coordenadora do PIBID História – Campus Jaguarão/RS:
Profa. Dra. Giane Vargas
Supervisora do PIBID História – Campus Jaguarão/RS:
Prof.a. Márcia Rodrigues
Representante do PIBID História – Campus Jaguarão/RS:
Ariane Andrade
Coordenadores (as) do PIBID Ciências Humanas- Campus São Borja/RS:
Evandro Ricardo Guindani
Supervisores (as) do PIBID Ciências Humanas- Campus São Borja/RS:
Jandira Elohá Lopes.
Representantes do PIBID Ciências Humanas- Campus São Borja/RS:
Kassyla Beatriz Silveira D´Ávila.
Pautas do PIBID História – Campus Jaguarão/RS
– Apresentação de alguns dos trabalhos feitos pelos os subprojetos até o mês de setembro;
(Como as oficinas, leituras entre grupos, divulgação do PIBID indica, formação do ERER)
– O desafio que foi enfrentado devido a Covid-19 que tivemos que trabalhar através do ensino remoto;
– E os atrasos das bolsas e a importância de levar isso não só agora mas para o futuro também. Pois a ideia o governo é acabar com o projeto e como é importante dar continuidade e o seu devido reconhecimento;
Pautas do PIBID Ciências Humanas – Campus São Borja/RS
– Desafios enfrentados durante a pandemia levando trabalhar no período remoto e quais foram os desafios para os bolsistas e das supervisoras nesse período.
-E os atrasos das bolsas e a importância de levar isso não só agora mas para o futuro também. Pois a ideia o governo é acabar com o projeto e como é importante dar continuidade e o seu devido reconhecimento;
Bora tocar pandeiro?
Oficina de Pandeiro para mulheres no Clube 24 de Agosto
Entrada: 1kg de Alimento
Hoje é dia de curtir a Feira Preta e aquele fim de tarde com bastante música com a família e amigos no Clube 24. Não perde!!
20 de Novembro! Dia da Consciência Negra!
São 50 anos de luta por justiça, dignidade e igualdade, São 50 anos contra o Racismo!
Não só no dia de hoje lutamos e sonhamos com um lugar melhor, celebramos,respeitamos, amamos e lembramos os nossos griôs, mas também protegemos e celebramos os que ainda estão aqui e os que estão por vim.
Em 2017 no meio de paredes cinzas, que pareciam um hospital, a inquietação de @brunardriguessl coloriram de vermelho os muros acinzentados, trouxerem vida a aquele espaço, mas também resgataram a memoria da artista afro gaucha Maria Lídia Magliani.
E quem era Maria Lídia Magliani?
Pouco se sabia, mas ela tem algo em si que sensibilizou, que fez sentido e que trouxe a vontade de conhece – la cada vez mais, suas obras dizem tanto sobre si, mas ao mesmo tempo desperta a reflexão, a inquietação de decifrar cada obra, mas também de decifrar o que desperta dentro de cada um.
A Galeria Intercultural Magliani (GIM) começou a florescer dos muros acinzentados da Universidade Federal do Pampa, e contigo quebrou os muros entre a comunidade acadêmica e comunidade externa, trazendo e potencializando não só aquele espaço, como também os artistas, produtores,técnicos, servidores a dialogarem e se sentirem pertencentes a aquele espaço.
Em 2019 a Galeria Intercultural Magliani (GIM) foi um dos grandes palcos do IV COPENE SUL, um evento de grande potencia para a população negra do Brasil.
Com a pandemia da covid -19 as portas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e com isso as portas da GIM também, e no meio de tantos ataques a cultura, aos equipamentos culturais, aos produtores e gestores culturais, principalmente quando se tratavam de artistas,produtores, gestores pretos, LGBTQIA+, quilombolas e periféricos a Galeria Intercultural Magliani precisava sobre(VIVER), e foi dai que nasceu a GIM DIGITAL (@gim_digital )que tem como missão jamais deixar este espaço ser esquecido, mas que também quer potencializar outros artistas negros de todos os cantos do mundo, apresentar novos olhares e visões de mundo de cada artista, mas também da importância da Produção Cultural dentro desses espaços.
É com muita felicidade que hoje comemoramos os 4 anos da Galeria Intercultural Magliani
(GIM) e 1 ano da GIM DIGITAL. Agradecemos a todex que fizeram e fazem parte desta história conosco, assim como as muitas mulheres negras que nos inspiram e trilham essa caminhada conosco fazendo com que não paremos de lutar obrigada @gianeatinuke @satirapm @maenicedxango por serem inspiração, e companheiras nesta caminhada! Agradecemos também ao @neabimocinha @24clube por caminhar conosco.E com isso integrando também a XII SEMANA DA CONCIÊNCIA NEGRA da cidade de Jaguarão abrimos a exposição: Somos as folhas de Baobá: olhar o futuro e reconhecer o passado, através do nosso site www.gimdigital.com
Bom dia, comunidade! O 20 de novembro dia da consciência negra é uma data que busca a reflexão das condições da população negra no Brasil, é um dia de luta por igualdade, justiça e dignidade. Mas é também um dia de celebração, de reconhecermos-nos em nossos irmãos, em nossas culturas e lutas. O 20 de novembro é atribuído a morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior movimento de resistência contra o sistema escravagista do Brasil, o Quilombo dos Palmares.
Este ano a data comemora 50 anos sendo uma proposta do Poeta Afrogaúcho Oliveira Silveira e do Grupo Palmares. Ainda há muito que avançar na luta por direitos para a população negra em nosso país. Portanto, convidamos a todes para se juntar a nós às 19h00 na Praça do Regente para a nossa tradicional Marcha da Consciência Negra de Jaguarão.
Para saber mais sobre o Quilombo dos Palmares recomendamos o podcast @faleafrofuturo .
A luta antirracista é uma luta de todes!!! ✊🏿✊🏾✊🏽✊🏼✊🏻
Hoje acontece o Show da Dona Neusa e o Jantar do Clube 24 de Agosto, entrada 2kg de alimentos. A arrecadação de alimentos será destinada ao projeto Mulheres em Ação, que visa garantir segurança alimentar as famílias em vulnerabilidade social neste momento de pandemia.
Para ingresso no Clube é obrigatório o uso de máscara e apresentação do cartão de vacinação contra covid-19.
Contamos com a presença de todes!
Agradecemos aos colaboradores e a Câmara de Vereadores.
HOJE TEM CINE BAOBÁ!!
Transmissão ao vivo dos Curtas – Metragens desenvolvidos em Jaguarão fomentados pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.
A transmissões você pode acompanhar na nossa página do Facebook e nas redes sociais de nossos parceiros!
E para quem não conseguir assistir nossa transmissão ao vivo, fica triste não! o Cine Baobá vai ficar disponível no site da @gim_digital lá você poderá ver quando e quantas vezes quiser.
Hoje teremos duas atividades da nossa linda Semana da Consciência Negra! Exibição dos produtos audiovisuais fruto da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. E aquela atividade da Capoeira com nosso querido Mestre Dinho que não pode faltar. As atividades serão virtuais e estarão disponíveis aqui na nossa página e na de nossos parceiros! Vem com a gente!!
Hoje a XIII Semana da Consciência Negra de Jaguarão “Somos as folhas dos baobás: olhar o futuro e reconhecer o passado” deu início a exposição itinerante Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto nas escolas do município. A exposição é fruto do Projeto de Pesquisa Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto do NEABI-Mocinha sob coordenação da Professora Doutora Giane da Silva Vargas. A exposição ao longo de duas semanas vai transitar pelas escolas estaduais e municipais da cidade de Jaguarão.
Agradecemos a todos os colaboradores que vêm somando ao longo dos anos e em especial à Câmara de Vereadores de Jaguarão pelo recurso para a execução desta edição do nosso evento, reconhecendo a sua importância para a cidade de Jaguarão.
Desejamos a todes um excelente evento! Acompanhem a nossa programação na página do facebook Semana da Consciência Negra de Jaguarão/RS.
Hoje acontece o Ato Solene de Abertura da XIII Semana da Consciência Negra de Jaguarão “Somos as folhas dos Baobás: Olhar o Futuro e Reconhecer o Passado”, que contará com a presença dos representantes da organização da Semana e das autoridades locais. Aguardamos vocês às 20h30 com transmissão ao vivo aqui no facebook.
Agradecemos a todos os colaboradores que vêm somando ao longo dos anos e em especial à Câmara de Vereadores de Jaguarão pelo recurso para a execução desta edição do nosso evento, reconhecendo a sua importância para a cidade de Jaguarão.
Desejamos a todes um excelente evento! Acompanhem a nossa programação na página do facebook Semana da Consciência Negra de Jaguarão/RS.
No próximo dia 20, a GIM DIGITAL (@gim_digital ) comemora o seu 1° aniversário e junto com ela a Galeria Intercultural Magliani (GIM) celebra os seus 04 anos de existência.
E em semana de tantas comemorações iniciamos a nossa XIII Semana da Consciência Negra: Somos as folhas de Baobá: Olhar o futuro e Reconhecer o passado com a abertura da exposição ÒKUTA, com curadoria de @maenicedxango e @leandjag através do site www.gimdigital.com
XIII Semana da Consciência Negra de Jaguarão
Somos as folhas dos baobás: olhar o futuro e reconhecer o passado
Após 1 ano e 8 meses de pandemia de Covid-19, pela primeira vez nos sentimos minimamente seguros com as duas doses da vacina para sair às ruas. A XIII Semana da Consciência Negra de Jaguarão/RS traz consigo essa bagagem de renovar o que precisa ser renovado, mas sem esquecer de tudo que passamos até chegar aqui. Muitas vidas foram perdidas por falta de uma política séria de Estado. E foram dos movimentos negros, periféricos e de favela que a ajuda de verdade veio.
Em Jaguarão não foi diferente, o movimento Mulheres em Ação do Clube 24 de Agosto foi incansável no apoio aos mais vulneráveis, com distribuição de cestas básicas e refeições, reafirmando o engajamento e o compromisso político e social dos Clubes Sociais Negros, com as suas comunidades de origem. Muita gente lutou bravamente para que os editais de cultura que vieram a partir da Lei 14.017/2020 proposto pela deputada negra Benedita da Silva chegassem aos atores culturais que têm na sua sobrevivência a necessidade do público. Uma luta travada nas esferas federal, estaduais e municipal e aqui destacamos a atuação da nossa querida Ialorixá Nice D’Xangô no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Jaguarão, uma referência de atuação política em nossa comunidade. Esses atores culturais criam, produzem e preservam as culturas nas comunidades entendendo a sua complexidade e importância na construção da sociedade brasileira. Dessa forma o Clube Social Negro 24 de Agosto através de muitos colaboradores e parceiros, entre eles, o NEABI Mocinha (Unipampa) lançou o site dos Clubes Sociais Negros do Brasil-Uruguai, com o Projeto intitulado Clubes Sociais Negros: Articulaçao Sul-Sul. Dona Neusa, coração da comunidade jaguarense, a voz do nosso samba teve seu primeiro show solo aos 76 anos, representando a realização de um sonho e um marco para nossa cidade.
Esses são alguns dos exemplos de como devemos estar atentos às nossas histórias, ao que nossos mais velhos construíram para que estivéssemos onde estamos hoje, realizando os nossos sonhos e dando continuidade aos deles.
A XIII Semana da Consciência Negra de Jaguarão está repleta de atividades que buscam exaltar e valorizar a nossa comunidade que sempre buscou acolher e promover espaços de troca, arte e lazer. Agora é hora de ver tudo o que nossa comunidade produziu nesse período de isolamento e celebrar que sim, estamos vivos! E seguiremos vivos criando futuros para o nosso povo!!!
A XIII Semana da Consciência Negra de Jaguarão é um movimento coletivo das instituições negras de Jaguarão, sendo elas o Clube Social Negro 24 de Agosto, o Ilê Axé Mãe Nice D’Xangô, a Escola de Capoeira Ararirê Oxóssi, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas “Maria Cezarina Cardozo” (Neabi Mocinha/Unipampa) e nessa edição soma-se os colaboradores Pibid-História Unipampa Campus Jaguarão, GIM-Digital (Unipampa), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas Neir Madruga (IFSUL), Mulheres em Ação, Abi Axé, Grupo Palmares 50 anos do 20 de Novembro, 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Jaguarão (12ºRCMec), Secretaria de Cultura e Turismo de Jaguarão, Secretaria de Educação e Desporto de Jaguarão e Prefeitura de Jaguarão.
Agradecemos a todos os colaboradores que vêm somando ao longo dos anos e em especial à Câmara de Vereadores de Jaguarão para a execução desta edição do nosso evento, reconhecendo a sua importância para a cidade de Jaguarão.
Desejamos a todes um excelente evento! Acompanhem a nossa programação na página do facebook Semana da Consciência Negra de Jaguarão.
2020
É amanhã gente!
E olha quem estará conosco, o querido @raffaelodara. Conheçam um pouco deste produtor cultural.
Amanhã, às 16h na Página da Semana da Consciência Negra de Jaguarão.
#semanadaconsciencianegrajaguarao2020 #blacklivesmatter #negrasenegrosemmovimento
Nesta sexta-feira às 18h temos um encontro marcado com @eu_oliveira011. Que conhecer um pouquinho desta historiadora.
Hoje é dia de poesia na programação da Semana da Consciência Negra de Jaguarão. Idealização @julianarbluz, por @diasporamanda.
Passeio Poético
Pensando e compondo,
Vou produzindo meus versos.
Entre livros e folhas vou escrevendo,
Lembranças e fatos diversos.
Valorizando sempre a sabedorias dos mais velhos, me vejo “Ana Cruz” em seus guardados da memória ou buscando visibilidade na nossa fala no ativismo de Beatriz Nascimento vou fazendo reflexões do “existir” nas escrevivências de “Conceição Evaristo”.
Deleitando nas interpretações marcantes…e lindas!
Me sinto um artista que contracena e faz poemas, protagonizando, “Elisa Lucinda”.
Descortinando as paisagens me transbordo na poerotisa de Ana dos Santos, vendo a vida pulsar no ciclo rítmico de Lílian Rocha.
Não! Não é só papo é sarau e as composições de Delma Gonçalves e Fátima Farias, divas da poesia.
Passeio na música, dança e arte
Cheio de personalidades como Camila de Moraes, Marietti Fialho, Glau Barros e Silvia Duarte!
São as Negras em canto!
E a militância de Malu Viana “Flor do Gueto” pela juventude nas comunidades perifericas.
É muita poesia!
Nesse emaranhados de gostos.
Os poemas muitas vezes tem rostos.
Alguns alegres outros carregados de desgostos
Reivindicam, conscientizam, sensibilizam!
Num impacto inequívoco de querer passar suas mensagens.
Isabete Fagundes Almeida
Conheça um pouco do mediador da nossa última live!
Dia 27 às 18h. Não percam!
Achou que já havíamos terminado a programação?
Ainda não!
Nesta sexta-feira temos uma live com um tema importantíssimo.
“Ações Afirmativas: cotas raciais enquanto uma questão social – lutas, conjuntura e conquistas da população negra”.
Dia: 27/11
Horário: 18h
Local: Página da Semana da Consciência Negra de Jaguarão
@tiagorosa.silvaa @eu_oliveira011 @raffaelodara
O Projeto GIM Digital surge da necessidade de registrar e de compartilhar as ações realizadas na Galeria Intercultural Magliani (GIM) em seus três anos de existência e resistência.
Nesse primeiro momento, a proposta do trabalho é de desenvolver uma identidade digital, através da construção e da consolidação do site e das páginas em redes sociais, para uma melhor comunicação das atividades realizadas e potencialização deste espaço, inserido dentro da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Campus Jaguarão.
Convidamos todos e todas a participarem deste momento único e de celebração dos 3 anos de fundação da Galeria Intercultural Magliani.
Dia 20 de Novembro às 14h.
LINK DE INSCRIÇÃO: https://forms.gle/UC5yZHDipF3mMdUG9
Convidamos as e os integrantes do NEABI Mocinha para compartilhar uma mensagem durante a XII Semana da Consciência Negra de Jaguarão: “Em tempos de isolamento e pandemia, negras e negros em movimento fazem magia!”.
Passe para o lado e conheça um pouco @tamymissy. E fomentar o trabalho dela é ato antirracista. Fomente!
#novembronegro #pensamentodemulheresnegras #mulheresnegrasemmovimento #mulheresnegrasaosuldosul #semanadaconsciencianegrajaguarao2020 #negrasenegrosemmovimentofazemmagia
Passe para o lado e conheça um pouco @lidianaoliveiraferreira. E fomentar o trabalho dela é ato antirracista. Fomente!
#novembronegro #pensamentodemulheresnegras #mulheresnegrasemmovimento #mulheresnegrasaosuldosul #semanadaconsciencianegrajaguarao2020 #negrasenegrosemmovimentofazemmagia
Passe para o lado e conheça um pouco @phamcardozo. E fomentar o trabalho dela é ato antirracista. Fomente!
#novembronegro #mulheresnegrasaosuldosul #semanadaconsciencianegrajaguarao2020
#negrasenegrosemmovimento
Passe para o lado e conheça um pouco @aliine.madeira . E fomentar o trabalho dela é ato antirracista. Fomente!
#novembronegro #pensamentodemulheresnegras #mulheresnegrasemmovimento #mulheresnegrasaosuldosul #semanadaconsciencianegrajaguarao2020 #negrasenegrosemmovimentofazemmagia
Hoje não iremos parar até te convencer de que você precisa assistir a nossa live para o grande 20 de Novembro.
Conheça agora a Mediadora do nosso encontro, a querida Juliana da Rosa Brochado da Luz.
✊🏿✊🏾✊🏽
#novembronegro #mulheresnegrasdosul #empreendedorasnegras #negrasenegrosemmovimentofazemmagia #semanadaconsciêncianegra
Anote na sua agenda!
Dia 20 de novembro às 20h.
Live: Rede afroempreendedora de Jaguarão. É também sobre trajetórias de mulheres negras da cidade de Jaguarão!
Fique de olho nas nossas redes sociais e conheça um pouco mais de cada convidada.
#afroempreendedorismo #mulheresnegrasempreendedoras #novembronegro #consciencianegra
Fique de olho na programação desta semana. Lembrando que este ano nós dividimos em duas semanas, então acompanhe nossas páginas e fique de olho em tudo. Não perca!
Conheça um pouco o pesquisador Rodrigo de Souza Francisco, convidado para o Encontro aberto do grupo de estudos do projeto de pesquisa “Clubes Sociais Negros do Brasil/Uruguai”. Acompanhe a página e fique de olho na programação.
Já se inscreveu? Ainda não:
Tá esperando o que?
Olha o link aqui: https://forms.gle/j6PyMMF2rVEXh24M6
Conheça um pouco do Prof. Me. Eráclito Pereira, pesquisador convidado do Encontro aberto do grupo de estudos do projeto de pesquisa “Clubes Sociais Negros do Brasil/Uruguai”. Acompanhe a página e conheça um pouco dos próximos convidados.
Já se inscreveu? Ainda não:
Tá esperando o que?
Olha o link aqui: https://forms.gle/j6PyMMF2rVEXh24M6
Conheça um pouco da Profa. Ma. Sherol Santos, mediadora do Encontro aberto do grupo de estudos do projeto de pesquisa “Clubes Sociais Negros do Brasil/Uruguai”. Acompanhe a página e conheça um pouco dos próximos convidados.
Já se inscreveu? Ainda não:
Tá esperando o que?
Olha o link aqui: https://forms.gle/j6PyMMF2rVEXh24M6
O Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil: mapeamento, memória, patrimonialização e Educação das Relações Étnico-Raciais traz para a centralidade inúmeras histórias e memórias de homens e mulheres negras que se desafiaram a organizar seus espaços de liberdade, mesmo em tempos de cativeiro. O Grupo de Estudos deste Projeto se reúne quinzenalmente e, na próxima segunda-feira, 16/11/20, abrirá seu encontro para o público externo, das 19h às 21h.
O encontro aberto dá início à programação da XII Semana da Consciência Negra de Jaguarão: Em tempos de isolamento e pandemia, negras e negros em movimento fazem magia.
Link para inscrição: https://forms.gle/j6PyMMF2rVEXh24M6
Compartilharemos leituras sobre temas fundamentais para o andamento do nosso Projeto de Pesquisa, refletindo e discutindo obras de intelectuais negros/as que abordam conceitos como: TERRITÓRIOS NEGROS e EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Enviaremos os textos por email, em pdf e o link de acesso à sala do nosso encontro, que será através do google meet, 30min antes de iniciar.
REFERÊNCIAS:
VIEIRA, Daniele Machado. Territórios negros em Porto Alegre/RS (1800 – 1970): geografia histórica da presença negra no espaço urbano. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Geociências, Programa de Pós-graduação em Geografia, Porto Alegre, RS, 2017. (CAPÍTULO 1, p. 15-50). Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/177570
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Educação dos Negros e das Negras. In: SANTOS, Irene (org.).Negro em Preto e Branco: história fotográfica da população negra de Porto Alegre. Porto Alegre: Do Autor, 2005. 184 p. (p. 72-79).
O ano de 2020 não está sendo nada inspirador. Entretanto, como uma haste fina, onde uma brisa verga, mas nenhuma espada corta, a XII Semana da Consciência Negra de Jaguarão permanece e permanecerá no calendário anual do município jaguarense.
Este ano, trazemos como tema: “Em tempos de isolamento e pandemia e pandemia, negras e negros em movimento fazem magia!”. Magia negra feita por mãos negras. Positiva, solar, feminina, afetuosa, resistente e inquebrável, formas criativas de mostrar as nossas potencialidades. Entendam por MAGIA, tecnologia, estratégias, articulações, táticas e poder. Somos filhas e filhos de reis e rainhas do Continente Africano, as nossas e os nossos ancestrais andam conosco, lado a lado. Nossos passos vem de longe e iremos mais longe ainda.
Entre os dias 16 e 27 de Novembro, traremos algumas atividades virtuais para mostrar um pouco mais de nossas magias. Acompanhe a página e fique por dentro da programação. ✊🏿✊🏾✊🏽
Sigamos!
Vem aí!
Acompanhe a página e fique por dentro da programação. LINK NA BIO
Realização: @24clube ; @maenicedxango ; @unipampa_covid19 ;
@neabimocinha ;
@ifsul.jaguarao ;
@neabimadruga ; @escola_ararire_oxossi_
Apoio:
NINA – UNIPAMPA
@publicarnanuvem
NEGRAS E NEGROS FAZEM MAGIA
Ontem, 04/11/2020, tivemos uma graciosa reunião para finalizar a pré produção daquele momento mais esperado do ano. A Semana da Consciência Negra de Jaguarão.
Este ano, buscamos trazer como título algo que representa-se as articulações de resistência e as estratégias de emancipação da população negra em um ano como este em que estamos vivendo.
A “XII Semana da Consciência Negra de Jaguarão” tem como tema de 2020:
“Em tempos de isolamento e pandemia, negras e negros em movimento fazem magia!”
Estiveram presentes: O Presidente do Clube Social Negro 24 de Agosto, o Sr. Neir Madruga, a Yalorixá Mãe Nice D’Xangô, a coordenadora do NEABI MOCINHA Profa Dra Giane Vargas e as/os integrantes do Núcleo: Ariane Andrade, Juliana da Rosa Brochado da Luz, Athemis Fonseca, Pamela Cristina, Amanda Alves, Leandro Matheus, Renato Vieira e Rodrigo Francisco.
2019
Marcha da Consciência Negra! Marcha à Zumbi dos Palmares! Marcha contra o genocídio da população negra! Marcha por políticas públicas de qualidade! Hoje, 20 de novembro, concentração na Praça do Regente às 19h30!! Participe!!
Logo as 9h do dia de hoje, 20/11, vai rolar a oficina de jogos com o acadêmico de História – Unipampa @rafacastorinni no Clube 24 de Agosto. Participe!!!
Tá rolando a Apresentação de Trabalhos Acadêmicos! Chega mais que ainda dá tempo!!
As atividades da XI Semana da Consciência Negra de Jaguarão hoje começam a partir das 17h, com a Oficina de Bonecas Abayomis, pelo @coletivoabayomis, nas escolas da rede pública municipal.
Acontecendo agora a Mesa Redonda: Clube 24 de Agosto Patrimônio Cultural do RS: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento. Com as/os convidadas/os, Profa. Dra. Karla dos Santos Guterres Alves, Richard Evandro Guterres e Walmir Pereira.
E encerrando o primeiro dia de atividades da XI Semana da Consciência Negra de Jaguarão, teremos às 19h45 a Mesa Redonda: Clube 24 de Agosto Patrimônio Cultural do RS: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento. Participe!!!
Hoje, 18/11, às 19h, no Clube 24 de Agosto acontecerá a Abertura Oficial da XI Semana da Consciência Negra de Jaguarão. Logo após teremos uma Mesa Redonda sobre Patrimônio Cultural, com autoridades da região.
Bom dia, repleto de atividades da nossa XI Semana da Consciência Negra de Jaguarão!! Hoje, 18/11, às 11h estará acontecendo a Oficina de Turbantes com a Yalorixá Mãe Nice D’ Xangô, na Escola Manuel Amaro Junior.
Amanhã 18/11, às 9h começam as atividades da XI Semana da Consciência Negra de Jaguarão! Participe!!
Confira a programação e participe da XI Semana da Consciência Negra de Jaguarão!