PRANCHAS EM COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA/AUMENTATIVA (CAA) PARA APOIO À AVALIAÇÃO DO COVID-19 EM PACIENTES COM DEFICIÊNCIA | Núcleo de Estudos em Inclusão

PRANCHAS EM COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA/AUMENTATIVA (CAA) PARA APOIO À AVALIAÇÃO DO COVID-19 EM PACIENTES COM DEFICIÊNCIA

A equipe do Núcleo de Estudos em Inclusão (NEI) – Unipampa- BAGÉ, coordenado pela professora Dra. Amélia Rota Borges de Bastos e do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Doenças Infectocontagiosas – Unipampa Uruguaiana, coordenado pelas professoras Luciana Nunes e Jenifer Harter desenvolveram pranchas de Comunicação Alternativa/Aumentativa para apoio ao diagnóstico do COVID-19 em pacientes com deficiência.
No material, são apresentados os principais sintomas da doença segundo protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
As pranchas foram organizadas em 8 categorias:

1. Dados de identificação;
2. sintomas; tempo de início dos sintomas; doenças associadas; medicação de uso frequente; medicação utilizada para combate aos sintomas suspeitos como do COVID-19; pessoas com quem teve contato.

Além dessas pranchas, uma prancha alfabética elaborada pela UFRGS foi adicionada ao material, permitindo a pacientes alfabetizados, mas sem possibilidade de fala, criarem palavras e frases apontando para as letras da prancha.

A Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA), segundo a Assistiva Tecnologia e Comunicação é a área da tecnologia assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação. A CAA destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.

As pranchas produzidas pelo grupo possibilitam às pessoas com deficiência e dificuldade de comunicação e/ou compreensão a comunicação dos sintomas. O paciente, ao ser questionado pelo médico, poderá buscar na prancha as informações sobre os seus sintomas. Um simples gesto de apontar a imagem que representa o que sente como, por exemplo, os lugares onde sente dor, poderá ser extremamente útil no diagnóstico correto da COVID-19.

Acesse em: PRANCHAS EM COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA/AUMENTATIVA (CAA) PARA APOIO À AVALIAÇÃO AO COVID-19