Edição 2024-2026 | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA

Edição 2024-2026

Apresentação do Pibid 2024-2026

O projeto institucional da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) submetido ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Edital 10/2024 CAPES/MEC contempla vinte e duas (22) licenciaturas presenciais e a distância da instituição. Essas licenciaturas estão distribuídas em oito (08) campi, sediados nos municípios de Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana, situados na metade sul e sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul. A proposta conta com vinte e sete (27) núcleos de iniciação à docência, organizados em dezesseis (16) subprojetos.

A UNIPAMPA foi comtemplada com SEISCENTOS E QUARENTA E OITO (648) cotas de Bolsas de Iniciação à Docência, oitenta e uma (81) cotas de Supervisores, vinte e sete (27) cotas de Coordenadores de Área, duas cotas (2) de Coordenador de Área de gestão de processos educacionais e uma (1) cota de Coordenador Institucional.

Com a experiência adquirida no desenvolvimento de projetos institucionais do PIBID desde 2009, a UNIPAMPA busca nesta nova edição (2024-2026) alinhar e articular as propostas dos núcleos e subprojetos aos objetivos e princípios norteadores do Pibid constantes dos art. 5º e 6º da Portaria CAPES nº 90/2024, bem como:

I – incentivar a formação de professores da educação básica em nível superior e fortalecer os cursos de licenciatura das IES participantes;

II – enriquecer a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;

III – promover a integração entre a educação superior e a educação básica, estabelecendo a colaboração mútua entre IES, redes de ensino e escolas em prol da formação inicial de professores;

IV – inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação básica, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências pedagógicas de caráter inovador e interdisciplinar;

V – valorizar as escolas públicas de educação básica como espaço privilegiado dos processos de formação inicial para o magistério, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes;

VI – contribuir para a construção e a valorização da identidade profissional docente dos licenciandos;

VII – induzir a pesquisa, a extensão e a produção acadêmica, de modo colaborativo, com base no contexto escolar;

VIII – contribuir para o aprimoramento de projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura das IES, a partir das experiências do PIBID; e

IX – propiciar aos estudantes de licenciatura a vivência da cultura escolar e do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.

O acompanhamento das atividades dos subprojetos será realizado por meio do registro das ações empreendidas em portal institucional e pela realização de webconferências com os coordenadores de área para troca de informações e esclarecimentos de dúvidas, além de visitas às sedes (campus) dos núcleos e subprojetos para conhecer as condições de trabalho dos docentes e licenciandos participantes do Pibid.

A avaliação das atividades será realizada por meio de consultas semestrais sobre a transparência das informações, esclarecimento de dúvidas, resolução de eventuais conflitos e atendimento às demandas dos núcleos e subprojetos, bem como um levantamento semestral das ações registradas no portal institucional para avaliar sua conformidade com os objetivos propostos pelo projeto institucional e pelos projetos de cada núcleo e subprojeto. Além disso, a UNIPAMPA assume os compromissos de designar um servidor técnico para auxiliar na gestão administrativa do projeto e de reconhecer, aos licenciandos de iniciação à docência, as horas dedicadas ao programa como aproveitamento de crédito no curso em que estão matriculados.

Destaca-se que a UNIPAMPA possui colegiado, com membros representantes das redes municipais e estaduais de ensino, para a articulação dos cursos de licenciatura e de seus programas de formação de professores.

Subprojetos

Alfabetização

Artes e Música

Biologia

Ciências da Natureza

Educação do Campo

Educação Física

História

Interdisciplinar – Ciências da Natureza, Física e Matemática

Interdisciplinar – Física e Química

Interdisciplinar – Letras Português e Pedagogia

Interdisciplinar – Letras Português, outras áreas e Letras Espanhol

Interdisciplinar – Licenciaturas interdisciplinares

Letras Português

Matemática

Pedagogia