Apresentação:
Subprojeto Alfabetização – Campus Jaguarão/Itaqui
O Subprojeto Alfabetização envolve o Curso de Pedagogia nas modalidades presencial e a Distância e atua com as crianças da pré-escola e do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, com o propósito de desenvolver estratégias significativas para superar as defasagens intensificadas pelo ensino remoto, em virtude da pandemia, no processo de alfabetização das crianças.

Contribuições do Pibid Alfabetização para os licenciandos:
a) Participação em momentos, na instituição escolar e na universidade, que envolvam a comunidade escolar e acadêmica, valorizando as diferentes formas de conhecimento.
b) Domínio dos princípios do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e de sua transposição didática, ou seja, sobre como ensiná-los.
c) Estabelecimento da articulação entre os objetos do conhecimento e as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular.
d) Conhecimento sobre as crianças, seus contextos de vida e sobre como eles aprendem sobre a leitura, a escrita e a oralidade.
e) Compreensão das práticas de gestão escolar, de seu funcionamento e de como podem contribuir para a alfabetização de todos os alunos.
f) Planejamento de práticas pedagógicas alfabetizadoras que produzam resultados verificáveis na aprendizagem das crianças em relação à leitura, à escrita e à oralidade.
g) Seleção de recursos didáticos adequados e criação de ambiente de aprendizagem favorável à aprendizagem.
h) Realização de avaliação das aprendizagens das crianças como forma de compreender como elas estão aprendendo (estudos de caso) e como meio de redimensionar a própria prática pedagógica.
i) Conhecimento do Projeto Pedagógico da escola e articulação do mesmo com a prática pedagógica.
j) Participação em oficinas no âmbito do Curso de Pedagogia, tendo como ministrantes seus respectivos professores, envolvendo as diferentes áreas do conhecimento.
k) Imersão dos licenciandos nas escolas parceiras, por meio da investigação da realidade através da observação e seu registro escrito e tratamento da informação dos dados coletados.
l) A escrita sobre sua ação no Subprojeto será um instrumento potente para o desenvolvimento da autonomia do licenciando, para o exercício da reflexão e da autoavaliação. O registro sistemático do processo de ensino e aprendizagem será em portfólio no Moodle, possibilitando o acompanhamento individual e coletivo das aprendizagens.
Núcleos:
Subprojeto de Alfabetização Presencial – Campus Jaguarão
Coordenadora de área: Patrícia dos Santos Moura
Supervisoras:
Betânia Rondan Vieira – EMEF General Antônio de Sampaio
Jenifer Duarte das Costa Moraes – EMEF Marcílio Dias
Viviane Debom da Silveira – EEEF Joaquim Caetano da Silva
Logo do Pibid Alfabetização– Campus Jaguarão:

Subprojeto de Alfabetização EAD – Campus Itaqui
Coordenadora de área: Crisna Daniela Krause Bierhalz
Supervisoras:
Rafaela Eduarda Pergher – ESC Est Ens Fun Padre Luis Vigna
Andreia Fior – ESC Mun de Ed Inf Casa da Criança Dona Dele
Nadia Bettu Zilli – ESC Mun Ens Fun Campos Salles
