Interdisciplinar – ABI – Licenciaturas interdisciplinares 2025 | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA

Interdisciplinar – ABI – Licenciaturas interdisciplinares 2025

 

 

 

 

Coordenadores de área:

  • ANDRÉ LUIS SILVA DA SILVA
  • ÂNGELA MARIA HARTMANN
  • MÁRCIO ANDRÉ RODRIGUES MARTINS
  • RAFHAEL BRUM WERLANG

Supervisoras:

  • MONICA TEIXEIRA DE OLIVEIRA – IMEF PROFª AUGUSTA MARIA DE LIMA MARQUES
  • RENATA DELI DA ROSA RIBEIRO – ESC TECNICA EST DR RUBENS DA ROSA GUEDES
  • SABRINA GONÇALVES MARQUES – ESC EST ENS MED NOSSA SENHORA DA ASSUNCAO

Bolsistas de Iniciação a Docência:

  • AMANDA LINHARES TEIXEIRA
  • AMANDA TEIXEIRA FAGUNDES
  • ANA PAULA SOUZA CORREA
  • ANDRYELLE MARQUES
  • CLAUDIA CAROLINE JESUS DOS SANTOS
  • CRISTIANE SEIXAS LOPES
  • DAGOBERTO ANDRE DOS SANTOS JUNIOR
  • DANIELE SEIXAS LOPES
  • DAVI DE OLIVEIRA MOREIRA
  • DEBORA OTARAN FLORES
  • ELIANA MARQUES DIAS
  • GRAZIELLA FUCULO GUTERRES
  • JHENNIFER LORETO DE FREITAS
  • LARISSA GONCALVES PEREIRA
  • LUANA BRIAO DE OLIVEIRA
  • LUDYMILA CRISTINE PIRES DE HOLANDA
  • MARA ROSETE MOREIRA PAES
  • RAFAELA RODRIGUES PEREIRA
  • ROGER CRISTOPHER FERREIRA FARIAS
  • STEFANI RECK DIAS
  • TALYTA DE FREITAS SOARES
  • VALDIRENE MACIEL
  • VITOR OTARAM BORIN
  • WILLIAM RAGAGNIN PAZINATO
O subprojeto interdisciplinar Ciências e Matemática, ao reunir as quatro licenciaturas (Física, Química, Ciências Naturais e Matemática) associadas à Área Básica de Ingresso (ABI) Ciências da Natureza e Matemática em uma mesma proposta, visa promover uma formação docente interdisciplinar e contextualizada. Em concordância com o Projeto Pedagógico integrador dos quatro cursos (Unipampa, 2024), pretende-se mobilizar:

(1) a articulação entre o conhecimento pedagógico e o conhecimento específico de cada uma das quatro áreas de formação docente;

(2) a construção de um espaço para discussões curriculares e metodológicas acerca das habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos futuros docentes para atuar na Educação Básica;

(3) a implementação de práticas investigativas e interdisciplinares como metodologia de ensino na Educação Básica;

(4) o planejamento pedagógico colaborativo e integrado entre discentes oriundos de quatro áreas de formação;

(5) uma formação inicial alinhada com o perfil de egresso previsto no Projeto Pedagógico dos Cursos vinculados ao ABI; e

(6) o desenvolvimento do pensamento crítico, a autonomia intelectual, o espírito inventivo, inovador e empreendedor dos discentes ID.

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