Apresentação:
Subprojeto Letras-Português – Campus Bagé
Coordenadores: Prof. Dr. Adriano de Souza e Prof. Dr. Nathan Bastos de Souza
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem, com
nosso curso, uma longa história na formação inicial e continuada de
professores. Isso se traduz na formação acadêmica sólida de inúmeros
egressos que passaram pelo Pibid. Nesta edição do Programa, o Subprojeto
Letras-Português se organiza em torno das quatro práticas de linguagem
propostas pela Base Nacional Comum Curricular, a saber:
a) oralidade;
b) leitura/escuta;
c) produção (escrita e multissemiótica);
d) análise linguística/semiótica.
Núcleos:
O subprojeto Letras-Português abarca dois núcleos de
iniciação à docência, os quais estão inseridos em seis escolas de Bagé.
O Núcleo 1 está em atuação nas escolas parceiras EEEM Luiz Maria Ferraz
(Ciep); EMEF Dr. João Severiano da Fonseca e EEEB Professor Justino Costa
Quintana. A identidade teórico-metodológica do grupo é a construção do
protagonismo na iniciação à docência pelas práticas diversificadas de
letramento escolar. O grupo é coordenado pelo professor Adriano de Souza e
conta com a supervisão das professoras Flávia Azambuja, Fernanda Saggiomo
e Ana Paula C. Pinheiro.
O Núcleo 2 está em atuação nas escolas parceiras Colégio Estadual Waldemar Amoretty Machado, Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins, IFSUL – Campus Bagé. A identidade teórico-metodológica de atuação do grupo no ensino de português toma como ponto de ancoragem a análise linguística como um eixo articulador das reflexões sobre a linguagem em uso na produção e leitura de textos (verbais e multissemióticos). O grupo é coordenado pelo professor Nathan Bastos de Souza e as supervisoras nas escolas parceiras são as professoras Juliane Porto, Eduarda Schneider da Silva e Josiane Hinz.


