Produções Bibliográficas | PIBID 2014

Produções Bibliográficas

2015 – Resumos técnico-científicos:
VII SIEPE – Unipampa

1- CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DE DUAS ESCOLAS DE URUGUAIANA-RS;

2- O PIBID COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DO ATO EDUCATIVO: CURSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS;

3 – PRÁTICAS ESPORTIVAS ESCOLARES: REFLEXÃO PIBIDIANA A PARTIR DE VIVÊNCIA EM TORNEIO ESCOLAR;

4 – ÉTICA E MORAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REPERCUSSÃO DO FAIR PLAY NAS COMPETIÇÕES ESCOLARES;

5 – JOGOS DE INTEGRAÇÃO DESPORTIVA: PROFESSOR E ALUNO X TREINADOR E ATLETA;

2015 – Produções textuais

Com o objetivo de incentivar a reflexão e a produção de conhecimento a partir das experiências pibidianas, os bolsistas ID produziram, mensalmente, textos sobre aspectos relacionados à docência em Educação Física. De Junho a Dezembro de 2015 cada bolsista coordenado pela professora Mauren, além de alimentar seu portfólio pessoal, compartilhou com o subgrupo suas perspectivas em relação a temas e aspectos relacionados à docência em Educação Física. Este projeto incentivou o hábito de escrever, de refletir de forma crítica as experiências vividas, os textos discutidos e as temáticas da prática pedagógica. Abaixo estão disponíveis algumas dessas produções:

1-Educação Física, mídia e imagem corporal;

2-EDUCAÇÃO FÍSICA E GÊNERO: IGUALDADE DE OPORTUNIDADES;

3-Educação Física e saúde como conteúdo da Educação Física escolar;

4-Atividade Física e Saúde no âmbito da Educação Física escolar;

5-EDUCAÇÃO FÍSICA E OS TEMAS TRANSVERSAIS: Trabalho e Consumo na Atualidade;

6-Educação Física e Mídia: A conduta dos professores frente a esportivização da educação física escolar;

7-Os sentidos da beleza: discutindo as aparências do corpo na Educação Física;

8-Educação Física e Ética;

9-A INFLUÊNCIA DO PIBID NA PRÁTICA PEDAGÓGICA;

10-A Educação Física na área de Linguagem e Códigos;

2014 – Resumos técnico-científicos:
Os trabalhos a seguir foram apresentados em forma de pôster no VI Salão Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão da UNIPAMPA, em Bagé.

  • ” O esporte escolar como fator integrador: bolsista de iniciação à docência e torneio internacional promovendo o intercâmbio cultural através do esporte”
  • “O estudo da realidade como processo indispensável no fazer pedagógico de acadêmicos bolsistas de iniciação à docência”
  • “A Evasão Escolar na Educação Física e a intervenção do PIBID”
  • “Realidades escolares pibidianas: um comparativo de experiências observadas no programa institucional de bolsas de iniciação à docência”
  • “A Educação Física Escolar como Vertente Pedagógica da Cultura Corporal do Movimento: Pibid uma possibilidade de transformação”

Os trabalhos a seguir foram apresentados em rodas de conversas no I Seminário Integrador PIBID Educação Física (SINPEF), na PUC, em Porto Alegre.

  • “A inserção da dança na Educação Física escolar”
  •  “Projeto Copinha: relato de experiência de iniciação à docência em uma escola de Uruguaiana”