2015 – Resumos técnico-científicos:
VII SIEPE – Unipampa
1- CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DE DUAS ESCOLAS DE URUGUAIANA-RS;
2- O PIBID COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DO ATO EDUCATIVO: CURSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS;
3 – PRÁTICAS ESPORTIVAS ESCOLARES: REFLEXÃO PIBIDIANA A PARTIR DE VIVÊNCIA EM TORNEIO ESCOLAR;
4 – ÉTICA E MORAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REPERCUSSÃO DO FAIR PLAY NAS COMPETIÇÕES ESCOLARES;
5 – JOGOS DE INTEGRAÇÃO DESPORTIVA: PROFESSOR E ALUNO X TREINADOR E ATLETA;
2015 – Produções textuais
Com o objetivo de incentivar a reflexão e a produção de conhecimento a partir das experiências pibidianas, os bolsistas ID produziram, mensalmente, textos sobre aspectos relacionados à docência em Educação Física. De Junho a Dezembro de 2015 cada bolsista coordenado pela professora Mauren, além de alimentar seu portfólio pessoal, compartilhou com o subgrupo suas perspectivas em relação a temas e aspectos relacionados à docência em Educação Física. Este projeto incentivou o hábito de escrever, de refletir de forma crítica as experiências vividas, os textos discutidos e as temáticas da prática pedagógica. Abaixo estão disponíveis algumas dessas produções:
1-Educação Física, mídia e imagem corporal;
2-EDUCAÇÃO FÍSICA E GÊNERO: IGUALDADE DE OPORTUNIDADES;
3-Educação Física e saúde como conteúdo da Educação Física escolar;
4-Atividade Física e Saúde no âmbito da Educação Física escolar;
5-EDUCAÇÃO FÍSICA E OS TEMAS TRANSVERSAIS: Trabalho e Consumo na Atualidade;
7-Os sentidos da beleza: discutindo as aparências do corpo na Educação Física;
9-A INFLUÊNCIA DO PIBID NA PRÁTICA PEDAGÓGICA;
10-A Educação Física na área de Linguagem e Códigos;
2014 – Resumos técnico-científicos:
Os trabalhos a seguir foram apresentados em forma de pôster no VI Salão Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão da UNIPAMPA, em Bagé.
- ” O esporte escolar como fator integrador: bolsista de iniciação à docência e torneio internacional promovendo o intercâmbio cultural através do esporte”
- “O estudo da realidade como processo indispensável no fazer pedagógico de acadêmicos bolsistas de iniciação à docência”
- “A Evasão Escolar na Educação Física e a intervenção do PIBID”
- “Realidades escolares pibidianas: um comparativo de experiências observadas no programa institucional de bolsas de iniciação à docência”
- “A Educação Física Escolar como Vertente Pedagógica da Cultura Corporal do Movimento: Pibid uma possibilidade de transformação”
Os trabalhos a seguir foram apresentados em rodas de conversas no I Seminário Integrador PIBID Educação Física (SINPEF), na PUC, em Porto Alegre.
- “A inserção da dança na Educação Física escolar”
- “Projeto Copinha: relato de experiência de iniciação à docência em uma escola de Uruguaiana”