Os bolsistas do PIBID – Subprojeto Matemática de Itaqui-RS aprovaram sete (7) trabalhos na VI Jornada Nacional de Educação Matemática e XIX Jornada Regional de Educação Matemática. Evento que ocorrerá no período de 04 a 06 de Maio de 2016 na Universidade de Passo Fundo – Campus Passo Fundo-RS.
A seguir são apresentados os títulos dos trabalhos:
-DIMENSÃO ESTRUTURAL DA ÁLGEBRA: ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS E AS POTENCIALIDADES DO ALGEPLAN
Autor(es): Andressa de Siqueira Cereta, Alessandra Lucero da Silva, Tanara da Silva Dicetti, Maria Arlita da Silveira Soares
-EQUAÇÃO DA CIRCUNFERÊNCIA: ANÁLISE DE COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Autor(es): Dienifer da Luz Ferner, Verônica Pereira Stivanin, Maria Arlita da Silveira Soares, Rita de Cássia Pistóia Mariani
-GEOMETRIA ESPACIAL: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS RELACIONADAS AO PENSAMENTO GEOMÉTRICO
Autor(es): Dienifer da Luz Ferner, Maria Arlita da Silveira Soares, Leugim Corteze Romio
-MAPEAMENTO EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DO CONCEITO DE SEQUÊNCIA NUMÉRICA
Autor(es): Danrlei Silveira Trindade, Maria Arlita da Silveira Soares, Alessandra Lucero, Cátia Nehring
-NÚMEROS RACIONAIS: UM MAPEAMENTO EM REVISTAS ELETRÔNICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Autor(es): Verônica Pereira Stivanin, Maria Arlita da Silveira Soares, Leugim Corteze Romio
-O CONCEITO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL E LOGARÍTMICA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA O ENSINO MÉDIO REGULAR
Autor(es): Jéssica Goulart da Silva, Mariane da Rosa Minhos, Maria Arlita da Silveira Soares, Leugim Corteze Romio
-UMA ANÁLISE DOS PENSAMENTOS MATEMÁTICOS NAS PROPOSTAS CURRICULARES NACIONAIS
Autor(es): Gabrielle Nunes dos Santos, Maria Arlita da Silveira Soares
Discussões teóricas – PIBID LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL – PEDAGOGIA JAGUARÃO
Certificados Siepe VII – PIBID – LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL – PEDAGOGIA JAGUARÃO
Certificados VII SIEPE Certificado VII SIEPE ALEXIA Certificado VII SIEPE CAROLINA Certificado VII SIEPE JANA. Certificado VII SIEPE JANA Certificado VII SIEPE KAREN Certificado VII SIEPE NÁDIA. Certificado VII SIEPE NÁDIA Certificado VII SIEPE TATIANE (2) Certificado VII SIEPE TATIANE.. Certificado VII SIEPE TATIANE. Certificado VII SIEPE TATIANE
1º Reunião de 2016 PIBID – LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL – PEDAGOGIA JAGUARÃO
ATAS DAS REUNIÕES – PIBID – LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL – PEDAGOGIA JAGUARÃO
ATA 1— 10-12-2015
ATA 2— 07-01-2016
ATA 3 — 15-01-216
ATA 4—20-01-2016
ATA-5-29-02-2016
ATA – 6 -DIA 17-06-2016
ATA 7 – DIA 02-12-2016
ATAS 2017
Ata – 18-01-2017
Ata – 31-01-2017
Ata – 22-02-2017
Ata – 15-03-2017
Ata – 05-04-2017
Ata 18-05-2017
Ata – 22-06-2017
ATA- 24-07-2017
ATA 24-08-2017
ATA 14-09-2017
ATA 19-10-2017
ATA 10-11-2017
E-BOOK da área de Ciências da Natureza
É com satisfação que anunciamos a publicação do primeiro e-book do Pibid/Unipampa intitulado “Atividades Interdisciplinares do PIBID: entre o ensinar e o aprender em Ciências da Natureza”, pela Editora Oikos.
A obra é uma produção conjunta de bolsistas ID, supervisores e coordenadores dos subprojetos Biologia (Campus São Gabriel), Ciências (Campus Dom Pedrito) e Ciências (Campus Uruguaiana) e contém dezesseis artigos de 81 autores.
A obra está acessível na página da editora (http://oikoseditora.com.br/obra/index/id/677 ) e pelo link: E-BOOK_Ciências da Natureza
Resumos apresentados pelo PIBID Química de Caçapava do Sul no VII SIEPE
Resumos produzidos pelo PIBID Química – Caçapava do Sul e apresentados no VII SIEPE em Alegrete.
BARALHO ATÔMICO – UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A ABORDAGEM LÚDICA DA TABELA PERIÓDICA
JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA – POTENCIALIDADES PARA FORMAÇÃO INICIAL REVISÃO DE
LITERATURA SOBRE JOGOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Os trabalhos foram produzidos a partir de leituras realizadas pelos Pibidianos a cerca de referenciais teóricos que embasam as atividades de produção de jogos e experimentação para o ensino de Ciências.
Artigos apresentados pela PIBID-Química de Caçapava no 35 EDEQ
Artigos produzidos pelo PIBID Química – Caçapava do Sul e apresentados no 35 EDEQ em Porto Alegre.
EXPERIMENTAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS – UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO REVISÃO DE LITERATURA SOBRE JOGOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Os trabalhos foram produzidos a partir de leituras realizadas pelos Pibidianos a cerca de referenciais teóricos que embasam as atividades de produção de jogos e experimentação para o ensino de Ciências.
Bolsista do Pibid de Ciências Humanas presente em evento científico de Santa Catarina
A acadêmica de Ciências Humanas Lilian Simone Souza Pires , bolsista do Pibid apresentou um trabalho no I Seminário do Pibid da Região Sul – PIBID SUL realizado entre os dias 07 a 09 de dezembro na cidade de Lages –SC. O trabalho intitulado: “PIBID – o patrimônio histórico e cultural de São Borja: em busca de novos significados e simbologias” apresentou os resultados do projeto desenvolvido no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia; com alunos do 8º (oitavo) ano do Ensino Fundamental Integral no ano de 2015. O projeto é parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – que visa estabelecer uma ponte entre escola e universidade. O projeto em andamento na escola vislumbra construir um inventário por meio de pesquisa participante com levantamento e coleta de dados pelos alunos e bolsistas usufruindo de todas as fontes históricas possíveis, internet, livros, revistas entrevistas com familiares e comunidade escolar, bem como visitas as estruturas da universidade, museus, sítios arqueológicos e manifestações culturais. Os alunos do 8º ano e bolsistas do Pibid dividiram-se em subgrupos para o desenvolvimento das pesquisas que fundamentaram-se na classificação das categorias patrimoniais definidas pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural Nacional. Nesta dinâmica buscaram identificar as referências culturais presentes nas Celebrações; Conjuntos arquitetônicos; Objetos; Saberes; Lugares; Formas de Expressão da cidade. Utilizando-se da abordagem quantitativa em pesquisas de campo e documentais, criaram-se situações de aprendizagem sobre o processo histórico cultural, seus produtos e manifestações na atualidade. Consideramos os resultados positivos, pois despertou nos jovens com faixa etária entre 13 a 15 anos o interesse em questões históricas, associando-as à sua identidade e à sua origem, promovendo o aumento da auto estima e também uma visão critica sobre a historia de sua cidade. Para os coordenadores do Pibid, Professores Edson Paniagua e Evandro Guindani, o trabalho contribuiu para a formação docente dos acadêmicos além de proporcionar novas experiências metodológicas na rede de educação básica.
Seminário sobre docência em Educação Física escolar reúne mais de 100 professores em Uruguaiana
Nos dias 07 e 08 de Dezembro ocorreu em Uruguaiana o “Seminário sobre docência em Educação Física escolar”. O evento, que reuniu mais de 100 professores e futuros professores de Educação Física, teve como objetivo fomentar as discussões e reflexões sobre o papel da Educação Física na escola.
Esta ação ocorreu com recursos do Prodocência e mobilizou 15 bolsistas ID, 2 supervisoras, 1 coordenadora e 5 voluntários da graduação em Educação Física para sua organização. As atividades contaram com a participação de 2 colaboradores externos: Prof. Dr. Marcos Neira (USP) e Professor Dr. Fabiano Bossle (UFRGS) que incentivaram discussões sobre multiculturalismo crítico e revolucionário, currículo, cultura e didática da Educação Física escolar. Além disso, as oficinas de possibilidades da Educação Física escolar envolveram 4 colaboradores da graduação em Educação Física: Rui Machado, Ariadine Barbosa, Carlos Eduardo Izaguirre e Carlos Alves.
Espera-se que ações como esta contribuam para a valorização e qualidade da Educação Física no contexto social e acadêmico.
.