PIBID 2014 | Só mais um site Sites da Unipampa | Página: 24

Subprojeto Matemática-Itaqui-RS Aprova Trabalhos em Evento de Educação Matemática

Os bolsistas do PIBID – Subprojeto Matemática de Itaqui-RS aprovaram sete (7) trabalhos na VI Jornada Nacional de Educação Matemática e XIX Jornada Regional de Educação Matemática. Evento que ocorrerá no período de 04 a 06 de Maio de 2016 na Universidade de Passo Fundo – Campus Passo Fundo-RS.
A seguir são apresentados os títulos dos trabalhos:
-DIMENSÃO ESTRUTURAL DA ÁLGEBRA: ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS E AS POTENCIALIDADES DO ALGEPLAN
Autor(es): Andressa de Siqueira Cereta, Alessandra Lucero da Silva, Tanara da Silva Dicetti, Maria Arlita da Silveira Soares
-EQUAÇÃO DA CIRCUNFERÊNCIA: ANÁLISE DE COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Autor(es): Dienifer da Luz Ferner, Verônica Pereira Stivanin, Maria Arlita da Silveira Soares, Rita de Cássia Pistóia Mariani
-GEOMETRIA ESPACIAL: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS RELACIONADAS AO PENSAMENTO GEOMÉTRICO
Autor(es): Dienifer da Luz Ferner, Maria Arlita da Silveira Soares, Leugim Corteze Romio
-MAPEAMENTO EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DO CONCEITO DE SEQUÊNCIA NUMÉRICA
Autor(es): Danrlei Silveira Trindade, Maria Arlita da Silveira Soares, Alessandra Lucero, Cátia Nehring
-NÚMEROS RACIONAIS: UM MAPEAMENTO EM REVISTAS ELETRÔNICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Autor(es): Verônica Pereira Stivanin, Maria Arlita da Silveira Soares, Leugim Corteze Romio
-O CONCEITO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL E LOGARÍTMICA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA O ENSINO MÉDIO REGULAR
Autor(es): Jéssica Goulart da Silva, Mariane da Rosa Minhos, Maria Arlita da Silveira Soares, Leugim Corteze Romio
-UMA ANÁLISE DOS PENSAMENTOS MATEMÁTICOS NAS PROPOSTAS CURRICULARES NACIONAIS
Autor(es): Gabrielle Nunes dos Santos, Maria Arlita da Silveira Soares

Discussões teóricas – PIBID LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL – PEDAGOGIA JAGUARÃO

Apresentações dos livros — Slides apresentação 2 — Slides apresentação 3 — Slides apresentação 4 — Slides apresentação 5 — Slides apresentação 6 — Slides-apresentação-7 — Slides-apresentação-8 — Slide apresentação – 9 — Slide Apresentação – 10 — Slide Apresentação – 11 — Slide – Apresentação – 12

E-BOOK da área de Ciências da Natureza

É com satisfação que anunciamos a publicação do primeiro e-book do Pibid/Unipampa intitulado “Atividades Interdisciplinares do PIBID: entre o ensinar e o aprender em Ciências da Natureza”, pela Editora Oikos.
A obra é uma produção conjunta de bolsistas ID, supervisores e coordenadores dos subprojetos Biologia (Campus São Gabriel), Ciências (Campus Dom Pedrito) e Ciências (Campus Uruguaiana) e contém dezesseis artigos de  81 autores.
A obra está acessível na página da editora (http://oikoseditora.com.br/obra/index/id/677 ) e pelo link: E-BOOK_Ciências da Natureza

Resumos apresentados pelo PIBID Química de Caçapava do Sul no VII SIEPE

Resumos produzidos pelo PIBID Química – Caçapava do Sul e apresentados no VII SIEPE em Alegrete.
BARALHO ATÔMICO – UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A ABORDAGEM LÚDICA DA TABELA PERIÓDICA
JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA – POTENCIALIDADES PARA FORMAÇÃO INICIAL REVISÃO DE
LITERATURA SOBRE JOGOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Os trabalhos foram produzidos a partir de leituras realizadas pelos Pibidianos a cerca de referenciais teóricos que embasam as atividades de produção de jogos e experimentação para o ensino de Ciências.

Artigos apresentados pela PIBID-Química de Caçapava no 35 EDEQ

Artigos produzidos pelo PIBID Química – Caçapava do Sul e apresentados no 35 EDEQ em Porto Alegre.
EXPERIMENTAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS – UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO REVISÃO DE LITERATURA SOBRE JOGOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Os trabalhos foram produzidos a partir de leituras realizadas pelos Pibidianos a cerca de referenciais teóricos que embasam as atividades de produção de jogos e experimentação para o ensino de Ciências.

Bolsista do Pibid de Ciências Humanas presente em evento científico de Santa Catarina

A acadêmica de Ciências Humanas Lilian Simone Souza Pires , bolsista do Pibid apresentou um trabalho no I Seminário do Pibid da Região Sul – PIBID SUL realizado entre os dias 07 a 09 de dezembro na cidade de Lages –SC.  O trabalho intitulado: “PIBID – o patrimônio histórico e cultural de São Borja: em busca de novos significados e simbologias” apresentou os resultados do projeto desenvolvido no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia; com alunos do 8º (oitavo) ano do Ensino Fundamental Integral no ano de 2015. O projeto é parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – que visa estabelecer uma ponte entre escola e universidade. O projeto em andamento na escola vislumbra construir um inventário por meio de pesquisa participante com levantamento e coleta de dados pelos alunos e bolsistas usufruindo de todas as fontes históricas possíveis, internet, livros, revistas entrevistas com familiares e comunidade escolar, bem como visitas as estruturas da universidade, museus, sítios arqueológicos e manifestações culturais. Os alunos do 8º ano e bolsistas do Pibid dividiram-se em subgrupos para o desenvolvimento das pesquisas que fundamentaram-se na classificação das categorias patrimoniais definidas pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural Nacional. Nesta dinâmica buscaram identificar as referências culturais presentes nas Celebrações; Conjuntos arquitetônicos; Objetos; Saberes; Lugares; Formas de Expressão da cidade. Utilizando-se da abordagem quantitativa em pesquisas de campo e documentais, criaram-se situações de aprendizagem sobre o processo histórico cultural, seus produtos e manifestações na atualidade. Consideramos os resultados positivos, pois despertou nos jovens com faixa etária entre 13 a 15 anos o interesse em questões históricas, associando-as à sua identidade e à sua origem, promovendo o aumento da auto estima e também uma visão critica sobre a historia de sua cidade. Para os coordenadores do Pibid, Professores Edson Paniagua e Evandro Guindani, o trabalho contribuiu para a formação docente dos acadêmicos além de proporcionar novas experiências metodológicas na rede de educação básica.

POST_7_Foto 01

Seminário sobre docência em Educação Física escolar reúne mais de 100 professores em Uruguaiana

Nos dias 07 e 08 de Dezembro ocorreu em Uruguaiana o “Seminário sobre docência em Educação Física escolar”. O evento, que reuniu mais de 100 professores e futuros professores de Educação Física, teve como  objetivo fomentar as discussões e reflexões sobre o papel da Educação Física na escola.
Esta ação ocorreu com recursos do Prodocência e mobilizou 15 bolsistas ID, 2 supervisoras, 1 coordenadora e 5 voluntários da graduação em Educação Física para sua organização. As atividades contaram com a participação de 2 colaboradores externos: Prof. Dr. Marcos Neira (USP) e Professor Dr. Fabiano Bossle (UFRGS) que incentivaram discussões sobre multiculturalismo crítico e revolucionário, currículo, cultura e didática da Educação Física escolar. Além disso, as oficinas de possibilidades da Educação Física escolar envolveram 4 colaboradores da graduação em Educação Física: Rui Machado, Ariadine Barbosa, Carlos Eduardo Izaguirre e Carlos Alves.
Espera-se que ações como esta contribuam para a valorização e qualidade da Educação Física no contexto social e acadêmico.
.seminario seminario2 seminario3