2011 | PIBID 2014

2011

Subprojeto Ciências da Natureza

Meta 1: Ambientalização e Organização  das Ações para Execução do Subprojeto

 

Plataforma Moodle

Estruturação da Plataforma Moodle pelo grupo PIBID e operacionalização da mesma como espaço de orientação, registro e socialização das atividades do subprojeto Ciências da natureza : CN_PB_ Plataforma moodle

Estudo, apresentação, discussão e reflexão didática de referencial teórico – PIBID 2011

Período de desenvolvimento, Julho a Outubro de 2011

Seminários com apresentação de sínteses e reflexões didáticas em relação aos referenciais teóricos estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais e legislação brasileira pertinente à formação docente e educação básica.

Constituição de seis grupos de trabalho, em que cada grupo foi responsável pela apresentação e discussão de uma temática no grande grupo:

Apresentação de seminário

1- Conceito de interdisciplinaridade e contextualização conforme Art8. 8º e 9º da Resolução CEB nº03, de 26 de junho de 1998, a qual Instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, fundamentado no Parecer nº15/98 – CNE/Câmara do Ensino Médio. CN_PB_Resol CEB nº 3, 26 de junho de 1998
2- O sentido do aprendizado na área de Ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio, competências e habilidades. CN_PB_compet e habilid
3- Conhecimentos de Biologia, competências e habilidades a serem desenvolvidas em Biologia. CN_PB_Conhec de Biolog, compet e habilid
4- Conhecimentos de Química, competências e habilidades a serem desenvolvidas em química. CN_PB_Conhec de Quím, compet e habilid
5- Conhecimentos de Física, competências e habilidades a serem desenvolvidas em física. CN_PB_Conhec de Fís, compet e habilid
6- Resolução CEB nº03, de 26 de junho de 1998: Instituí as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Apresentação e discussão dos Art.1º ao Art.10. CN_PB_Resol CEB nº 3, 26 de junho de 1998

Apresentação de recursos didáticos

Pôster Publicado CN_PB_Poster Terrario
Apresentação do trabalho: “A construção de um terrário como recurso didático pedagógico para à práxis docente” CN_PB_Slides terrário III SIEPE

Resumos publicados:

Participação dos bolsistas PIBID em projetos de ensino/pesquisa e grupos de estudo com vistas à interação dos conhecimentos construídos, tanto no subprojeto PIBID Ciências da Natureza quanto nos diferentes projetos que se relacionam com o curso sendo estes:
1)  Resumo apresentado no III Salão de Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa (UNiPAMPA)  e publicado nos anais do evento. Título: HISTÓRIA E ESTADO DA ARTE DA ILHA BRASILEIRA. CN_PB_RESUMO1
2)   Resumo apresentado na X Mostra de Produção Universitária, na FURG Campus Carreiros,  e publicado nos anais do evento. Título: MICRO INTERVENÇÕES NA FRONTEIRA OESTE DO PAMPA GAÚCHO. CN_ PB_RESUMO2
3)  Resumo apresentado no III Salão de Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa (UNiPAMPA)  e publicado nos anais do evento. Título: PLANTAS TÓXICAS E MEDICINAIS COMO TEMA GERADOR PARA OFICINAS DE BOTÂNICA: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. CN_PB_RESUMO3
4)   Resumo apresentado no III Salão de Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa (UNiPAMPA)  e publicado nos anais do evento. Título: USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE ASTRONOMIA. CN_PB_RESUMO4
5) Resumo apresentado no III Salão de Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal  do Pampa (UNIPAMPA)  e publicado nos anais do evento. Título: CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES ALÉM DO BIOLÓGICO: DESDOBRAMENTOS DA INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA. CN_PB_RESUMO5
6) Resumo apresentado no III Salão de Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa (UNiPAMPA)  e publicado nos anais do evento. Título: CONHECENDO A REALIDADE DA TRÍPLICE ALIANÇA DO BIOMA PAMPA, NUMA PERSPECTIVA AMBIENTE-SOCIEDADE. CN_PB_RESUMO6
7)   Resumo apresentado no III Salão de Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa (UNiPAMPA)  e publicado nos anais do evento. Título. DESDOBRAMENTOS DE PROJETO DE ENSINO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. CN_PB_RESUMO7
8 )   Resumo apresentado no III Salão de Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do  Pampa (UNiPAMPA)  e publicado nos anais do evento. Título: REPENSANDO OS CORPOS COMO CONSTRUÇÃO HÍBRIDA – BIOLÓGICA, HISTÓRICA E CULTURAL. CN_PB_RESUMO8
9) Resumo apresentado no III Salão de Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa (UNiPAMPA)  e publicado nos anais do evento. Título: OUTRO PONDO DE VISTA. CN_PB_RESUMO9
10)  Resumo apresentado no III Salão de Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa (UNiPAMPA)  e publicado nos anais do evento. Título: ANALISE DO PERFIL ANTIOXIDANTE DE PHYLLANTHUS NIRURI. CN_PB_RESUMO10
11)  Resumo apresentado no III Salão de Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa (UNiPAMPA)  e publicado nos anais do evento. Título: PATRIPAMPA: (RE) CONSTRUINDO A IDENTIDADE CULTURAL, AMBIENTAL E PATRIMONIAL DE URUGUAIANA COM PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA – “CONHECER PARA PRESERVAR” CN_PB_RESUMO11
12)   Resumo apresentado no III Salão de Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa (UNiPAMPA)  e publicado nos anais do evento. Título: AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO EXTRATO AQUOSO DE MENTHA PULEGIUM . CN_PB_RESUMO12
13)  Resumo apresentado no III Salão de Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa (UNiPAMPA)  e publicado nos anais do evento. Título: A PRODUÇÃO INTERVENTIVA DE UM VÍDEO AMBIENTAL SOBRE O RIO URUGUAI: AS BELEZAS DO ECOSSISTEMA LOCAL. CN_PB_RESUMO13
14)   Resumo apresentado no  JAI – Jornada Acadêmica Integrada, na UFSM e publicado nos anais do evento. Título: ANÁLISE DO PERFIL ANTIOXIDANTE DE DIFERENTES EXTRATOS PHYLLANTHUS NIRURI, CENTELHA ASIATICALL E MALVA SP. CN_PB_RESUMO14
15)   Resumo apresentado no III Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e publicado nos anais do evento. Título: COMO A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) PODEM CONTRIBUIR NO ENSINO: O RELATO DA EXPEDIÇÃO DE ESTUDOS SOBRE A FAUNA DA ILHA BRASILEIRA. CN_PB_RESUMO15