PIBID UNIPAMPA 2018 – Núcleo 04/ Ciências Humanas /São Borja

No dia 13 de agosto de 2018, foi realizada a primeira reunião para dar início às atividades do PIBID de Ciências Humanas – campus São Borja. A reunião teve como objetivo apresentar a equipe de trabalho, formada por 20 alunos bolsistas, a  coordenadora da área, 3 professores voluntários e 2 professoras supervisoras. Logo após foi discutido o cronograma de atividades.  Os bolsistas foram separados em dois grupos compostos de 10 bolsistas ID cada, para trabalhar no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia e na Escola Estadual de Ensino Médio Tricentenário.

Ambos os grupos tiveram a primeira interação com alunos das escolas em agosto e seguem com o desenvolvimento dos planejamentos para esse ano de 2018. O grupo do I.E. Padre Francisco Garcia e da EEEM – Escola Estadual de Ensino Médio, após conhecerem a escola, estudaram o projeto político pedagógico e formularam um questionário para os alunos para conhecerem seu perfil socioeconômico cultural. Fizeram um levantamento,  com as turmas escolhidas, de sugestões sobre conteúdos que os mesmos gostariam de trabalhar dentro das quatros áreas da Ciências Humanas e atividades de pesquisas sobre a história da escola. O grupo também organizou palestra com professores e alunos da instituição com o objetivo de fazer com que os alunos tenham o hábito de pesquisar.

 

Pibidianos e professora Marilda no primeiro encontro dia 16/08/2018 no I.E. Padre Francisco Garcia, onde os mesmos fizeram uma visita a instituição e começaram sua pesquisa em relação a análise escolar.
Ainda no dia 16/08/2018 os pibidianos do PFG debateram ideias e planejamentos
para o ano de 2018.
Segunda reunião dia 23/082018 para debater sobre o projeto político pedagógico da escola e dar início ao corpo do questionário para obter informações.
Pibidianos, alunos e a professora Maíra na Escola Tricentenário, em contato com os alunos em 24/08/2018.

 

Pibidianos do Tricentenário em ação, no dia 24 de agosto de 2018.
Reunião com a coordenadora de área, para esclarecimento de algumas dúvidas com os pibidianos na UNIPAMPA – Campus São Borja, no dia 29/08/2018.
Encontro com as turmas 81 e 82 do PFG dia 30/08/2018 para apresentar o projeto.
Através de uma roda de conversa também no dia 30/08/2018 os pibidianos no PFG perguntaram o que eles queriam aprender dentro das 4 áreas da Ciências Humanas.

 

Segunda reunião geral com os pibidianos, ocorrida no dia 03/09/2018 na UNIPAMPA.
Reunião dia 04/09/2018 para acertar os horários para trabalhar com as turmas 81,82 e 111 no PFG.
Organização de 7 de setembro no Tricentenário, no dia 05/09/2018.
Dia 6/09/2018 os pibidianos se encontraram com as turmas para dar início a pesquisa sobre a história da escola/ PFG.

Em diálogo com os alunos e professores (as) do Tricentenário sobre o 7 de setembro, no dia 06/09/2018.
Encontro com a turma 111 do ensino médio no dia 11/09/2018 para apresentar o projeto no PFG.
Dia 14/09/2018, com a participação da coordenadora Andréa, os pibidianos organizaram uma palestra com uma professora aposentada que trabalhou 24 anos no PFG com objetivo de contar a história da escola.
Também no dia 14/09/2018, uma aluna do 3° ano do ensino médio do PFG, apresentou um trabalho sobre o modelo de organização e o financiamento da escola quando inaugurada.

 

Turmas 81,82 e 111 juntamente com os pibidianos, coordenadora da área, professora supervisora e palestrantes no dia 14/09/2018.
Roda de conversa sobre o 20 de setembro com os alunos do Tricentenário no dia 19/09/2018.
Introdução ao 20 de setembro com a professora Maíra e discentes do PIBID na Escola Tricentenário.
Visita aos pibidianos, a professora Yáscara Koga e o professor Evandro Guindani, para tratar das atividades internas que estão sendo realizada no Colégio Tricentenário, no dia 13/09/2018.

 

Encontro dia 18/09/2018 para formular as questões do questionário para o ensino médio, a página e a camiseta/ PFG.
Encontro dia 27/09/2018 para construção do material para a publicação no site do PIBID institucional e reformulação das questões para o questionário do ensino médio/ PFG.