Musica e Letras – Bagé | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2018

Musica e Letras – Bagé

Núcleo 1 – Multidisciplinar:

Bagé/Música e Letras: Português

Coordenadores: 

  • André Müller Reck
  • Thiago Santos da Silva

contato:

  • andrereck@unipampa.edu.br
  • thiagosilva@unipampa.edu.br

Supervisoras:

  • Josiane Redmer Hinz (IFSul Campus Bagé)
  • Marília Santos de Quadros Araujo (EMEF Prof. Creusa Brito Giorgis)
  • Suzana da Silva Morrudo (EMEF Prof. Creusa Brito Giorgis)

Escolas:

  • Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Bagé (IFSul Campus Bagé)
  • Escola Municipal Ensino Fundamental Professora Creusa Brito Giorgis

Bolsistas ID:

IFSul: Amanda Sandim, Aparecida Dutra (até 02/2019), Bartira de Oliveira, Emanuel Machado, Luís Gustavo Moreira, Gabriel Martins, Jackson Barbieri, Luna Cruz (até 03/2019), Maria Eduarda dos Santos, Micaela Morais, Paulo Cesar da Rosa, Taison Dorneles, Yanka Kaiana Oliveira (até 10/2018).

Creusa-Letras: Bruna Rodrigues (até 02/2019), Franciele Miranda, Geanmarcos Terra (até 02/2019), Guilherme Paro (até 05/2019), Hianca Fernandes (09/2019), Julia Diogo, Laura Fagundes Delabari, Rafael Xavier, Ruthiely Machado, Vitoria Ferreira (até 09/2019), Wendell Robertt Freitas.

Creusa-Música: Ana Lira Rodrigues, Igor Santos, João Nunes, Jose Antônio da Silva, Josué Chaves, Luan Honorio, Luiza Pereira, Matheus Silveira, Rodrigo da Silva (até 09/2019), Thiago de Paiva.


 

OBJETIVOS DO NÚCLEO

– Potencializar o entendimento das linguagens, com o intuito de valorizar e reconhecer seu caráter social, histórico e cultural, como formas de construção da realidade e de manifestação de subjetividades.

– Prezar por atividades de linguagem que priorizem o pensamento plural, reflexivo e voltadas para a diversidade social, explorando materialidades artísticas, corporais e linguísticas que circulam em campos sociais de comunicação marcados pela multiplicidade de opiniões e posicionamentos.

– Fomentar práticas pedagógicas de atividades de linguagens, que se orientem a partir de uma abordagem textual-discursiva, a fim de criar “pontes” entre o conhecimento linguístico escolar e as práticas sociais em que alunos e docentes se engajam cotidianamente.

– Elaborar, planejar e propor atividades didáticas envolvendo os objetos de conhecimento de artes – música (contextos e práticas, materialidades, elementos da linguagem, notação e registro musical e processos de criação), conforme orientações da BNCC.