PIBIDIANOS CIÊNCIAS DA NATUREZA PARTICIPAM DE ATIVIDADES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VIVENCIAL

No dia 23 de março os alunos da Universidade Federal do Pampa e bolsistas do Programa de institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) do núcleo Ciências da Natureza de Dom Pedrito, participaram de uma formação sobre Educação ambiental Vivencial, na Praça General Osório.

Esta formação foi organizada pelos mestrados Cintia Alves de Oliveira e Vitor Garcia Stoll. Eles proporcionaram diversas atividades ( identificação de plantas, exploração da audição, do olfato e do tato,  história da praça e da cidade, entre outras). Encerramos com um agradável piquenique saudável.

Como preparação para esta atividade o grupo estudou o texto (MENDONÇA, Rita. Educação ambiental vivencial. São Paulo, 2007), segundo este autor:  “No aprendizado “vivencial”, é o corpo inteiro que aprende, não só o cérebro, e ele aprende porque interage com o que deve ser aprendido.” (2007, p. 120). É necessário ativar uma nova energia para vivenciar, é só vivenciando que o ser internaliza tudo que ali desenvolve e aprende.

Atividade 1: Identificação, localização e estudo sobre as características das plantas locais

Atividade 2- Identificando as frutas pelo olfato e tato

Piquenique: