Visita a Estância do Pampa

No dia 18 de junho de 2019, os bolsistas do PIBID do curso de Ciências da Natureza da UNIPAMPA, campus de Dom Pedrito -RS, realizaram uma intervenção junto a turma do 6° Ano da Esola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José Tude de Godoy, que teve como tema “Bioma Pampa, Conhecer para preservar”. A atividade foi desenvolvida em dois momentos, sendo realizado primeiramente uma sondagem prévia do conhecimento dos alunos sobre o tema em sala de aula, com a confecção de um mapa mental, utilizando figuras impressas disponibilizadas para os alunos onde eles decidiam se a imagem era ou não referente ao Bioma Pampa.
No segundo momento, em uma saida a campo, os alunos foram convidados a fazer uma atividade de observação, onde se utilizou a área rural pertencente a Unipampa para a visualização de espécies animais e vegetais daquela área, bem como perceber as relações existentes com as paisagens e a diversidade de vida dependentes da preservação desse bioma.
O objetivo da atividade foi a de levar aos alunos a construção do conhecimento através da observação dessas relações e a percepção da importância do conhecimento dessas espécies, das riquesas naturais, da beleza paizagistica que compõem o Bioma Pampa para estimular o desenvolvimento de pessoas com o pensamento mais voltado para a preservação da natureza, mudando o seu comportamento em relação ao meio ambiente, e que possam repassar essas informações a outras pessoas.
Abaixo alguns registros fotográficos das atividades.