Oficina Bioma Pampa: clima, economia e vegetação

No dia 30 de abril de 2019 os bolsistas Fernanda da Fontoura, Jean Aires e Tauana Pacheco, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) pela E.M.R.E.F. Sucessão dos Moraes em parceria com a escola Estadual Getúlio Dorneles Vargas , realizaram a segunda intervenção abordando o tema Bioma Pampa, no o 5° ano com os 24 alunos, com idade entre 9 e 11 anos, deste 16 meninas e 8 meninos.

No primeiro momento, organizamos uma roda de conversa, afim de dialogar com os alunos, para saber o que os mesmos sabiam sobre o tema proposto.

Em seguida separamos três grupos. Sendo que cada grupo era supervisionado por um dos bolsistas para a construção de uma bússola caseira. Os materiais utilizados foram: prato com água, agulha e uma rolha de cortissa.
Momento no qual os alunos demostraram entusiasmo e curiosidade, pois os mesmo relataram que no dia anterior haviam realizado uma prova sobre os pontos cardeais.

Após a explicação sobre clima, fauna e flora, foi proposto para os alunos uma caça ao tesouro, com três questões de cada tema, com o intuito de saber se a aula estava sendo clara, e verificar o entendimento deles, foram aplicados questionários para verificar se houve aprendizado.

Por fim foi distribuído uma folha em branco e pincel para cada dupla ou trio que se formaram, solicitando para eles que desenhassem o que aprenderam durante a aula. O resultado foi gratificante. Os alunos desenharam todas as etapas que fizemos através por meio de desenho. A professora da classe, Marli, nos informou que até mesmo os alunos com pouco interesse participaram da nossa aula, sinal que estávamos no caminho certo.