Oficina Plantas Medicinais

Na tarde do dia 29 de Abril de 2019, os bolsistas Diovana Santos, Rafaela Brião, Reinaldo Rangel e Sthephane Barreto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) pela E.M.R.E.F Sucessão dos Moraes realizaram a primeira intervenção com o tema Plantas Medicinais no Bioma Pampa, no 8° ano da escola parceira E.M.E.F Alcides Maia com doze aluno presentes.

No primeiro momento foi entregue um questionário no qual eles tiveram que responder à três perguntas sobre os conhecimentos que eles obtinham antes da aula, logo após foi feito a introdução na qual foi explicado o Bioma Pampa e suas características, os Biomas Brasileiros e as Plantas Medicinais e sua ancestralidade através de Slides.

Em seguida cada bolsista apresentou uma planta medicinal explicando suas propriedades medicinais, indicações e contraindicações, depois foi realizada uma atividade em que os estudantes puderam reconhecer ou conhecer as plantas através dos sentidos (olfato, tato, visão e paladar). Na segunda atividade os alunos foram divididos em três grupos, foi disponibilizado um Tablet e uma folha para cada grupo sendo solicitado que eles procurassem e fotografassem plantas encontradas no entorno da escola e anotassem o nome e suas possíveis funções medicinais.

Nos últimos momentos da aula foi entregue o 2° questionário com as mesmas perguntas do 1°, para que fosse possível analisar o que eles aprenderam com a intervenção feita, assim que eles terminaram de responder foi ofertado a eles um brigadeiro e junto eles podiam escolher se queriam ou não experimentar a Pimenta Rosa, fruto da planta Aroeira junto com o brigadeiro. Foi uma tarde de muito aprendizado tanto aos estudantes como para os bolsistas.