Release do primeiro contato dos Pibidianos com a escola General Osório – Março/2019

Release do primeiro contato dos Pibidianos com a escola General Osório

Logo após realizarmos a leitura do E-book “Transformado as práticas Pedagógicas”, que traz as vivencias e percepções de Pibidianos/as anteriores/as, realizamos seminários teóricos sobre os temas colocados pelos acadêmicos/as participantes do programa anterior, como forma de fundamentação teórica e conhecimento da realidade que uma pibidiano/a encara no seu dia a dia na escola.

Posteriormente, nosso primeiro contato com os/as alunos/as da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório foi realizado na primeira quinzena de novembro de 2018. Nossa supervisora e também professora na escola Loreanne realizou uma gincana esportiva entre as turmas da escola e nos convidou para irmos observar o evento e poder ter esse primeiro contato com os/as alunos/as da escola.

A gincana foi realizada no Centro Esportivo Zona Leste, devido a escola não possuir espaço para realização de provas de Atletismo como: corrida de 100m, revezamento 4×100, lançamento de dardo, arremesso de peso, arremesso de disco, salto em distância, salto em altura. Além dessas provas também foi realizado um torneio de futebol 7. O que foi notável em todas as modalidades era o baixo numero de participação das meninas. Já o número de participação dos meninos foi alto, principalmente nas provas de velocidade. Mas o destaque ficou para as provas de arremesso de disco e peso e lançamento de dardo, que são as modalidades onde a falta de material prejudica bastante, e para improvisar fica bem difícil achar itens que se pareçam com os originais. E mesmo com todo esse viés teve alunos/as que se destacaram ao participar dessas provas, inclusive, foi comentado que alguns alunos das escolas tinham conseguido boas colocações no JERGS nessas modalidades de arremesso e lançamento.

Foi bastante interessante já no nosso primeiro contato com a escola, descobrirmos que há possibilidade sim de trabalhar as várias modalidades do atletismo e que tinha um espaço para isso. Durante o evento além de ter esse primeiro contato com os/as alunos/as, podemos auxiliar a professora na realização e organização das provas durante toda à tarde. Para nós acadêmicos/as e pibidianos/as esse primeiro contato com os alunos durante um evento que buscou a integralização entre eles e também a prática esportiva, foi bastante proveitoso tendo em vista que não conhecíamos os alunos e conhecê-los de uma maneira mais informal, fora da escola e durante a realização de várias modalidades esportivas acabou facilitando o processo de inserção de nós pibidianos/as na escola e no dia a dia dos/as alunos/as.

A recepção para conosco foi bastante boa, tanto da professora quanto dos/as alunos/as que estavam participando da gincana. Durante a tarde com o decorrer das provas podemos observar o grande prazer dos alunos em estarem participando das atividades e também a importância de se realizar eventos desse tipo, como forma de proporcionar algo diferente do que geralmente os alunos estão acostumados, isso acaba fazendo com que eles acabem interagindo mais uns com os outros, contribuindo assim para uma maior socialização.