No dia 12/04/2019 foi aplicada a atividade Teorema de Tales – Abordagem do Conteúdo em Sala de Aula com a Utilização do Software Geogebra, com os estudantes do 4º semestre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Bagé. A atividade teve como objetivo desenvolver o conteúdo de Teorema de Tales, apresentando-o para os alunos de nível médio, com demonstrações e aplicações do teorema de maneira simples, mas com enfoque no entendimento a partir do material utilizado.

Exemplo de uma das atividades aplicada: A figura 1 está representando um campo de futebol. O jogador A está há mais de 9 metros do gol, enquanto o jogador B do mesmo time está há mais de 6 metros. O E também pertence à mesma equipe. Considerando que A está com a bola, qual seria a melhor opção de passe para chegar mais perto do gol?

Figura 1: Representação de um campo de futebol