ALUNOS DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA E.M.E.B MARÍLIA SANCHOTENE FELICE: EXPERIMENTO DO DNA DA BANANA

No dia 14 de agosto de 2019 realizou-se um dos encontros do Clube de Ciências da EMEB Marília Sanchotene Felice. Foi uma tarde de estudos sobre o ácido desoxirribonucleico (DNA): sua estrutura, função, composição, curiosidades e fatos históricos, bem como o descobrimento e a fotografia de Rosalind Franklin. Após os estudos teóricos chegou o momento de realizar uma atividade prática, para que os alunos tivessem a oportunidade de visualizar um DNA. Sendo assim foi realizada a prática de extração do DNA da banana. O objetivo desse experimento foi demonstrar que é possível utilizar um vegetal como matéria-prima para verificar um DNA em sala de aula. De maneira simplificada, os materiais utilizados foram banana, saco plástico, água, sal, detergente de louça neutro e álcool etílico gelado. Depois de todos os procedimentos do experimento o filamento de DNA subiu para a superfície, formando uma espécie de novelo, que é o DNA com um aspecto gelatinoso, ou seja, o DNA da banana condensado. A realização de aulas práticas como essa oportuniza a experiência do método científico, com a atuação ativa do aluno no processo ensino-aprendizagem em ciências.