Atividade de Integração do PIBID Ciências da Natureza com a Rede de Educação Básica de Dom Pedrito

Na manhã do dia 20 de março de 2019, os pibidianos e os professores da rede municipal de ensino de Dom Pedrito, participaram da formação referente ao Referencial Gaúcho. Esta ocorreu no Centro de Convivência da Família, na rua Bernardino Ângelo em Dom Pedrito-RS.

Nas palavras da palestrante: “O Referencial Gaúcho foi construído por todos os cidadãos que demostraram interesse em participar, por se tratar de uma chamada pública, não importando a classe social ou a escolaridade do individuo.  Ele foi criado para ser o norteador  do currículo das escolas gaúchas a partir de dezembro de 2018, abordando Educação Infantil, Linguagens, Matemática,  Ciências Humanas e Ciências da Natureza”.

O s bolsistas destacaram como  aspecto positivo: compreender a importância do Referencial Gaúcho e o porquê está sendo inserido no sistema da educação; participar do debate com professores de todas as áreas e de todas as escolas da rede, possibilitando uma reflexão maior sobre a realidade na qual estão inseridos, bem como compreender como o Referencial Gaúcho contribui para a qualidade da educação.

Fica o desafio de pensarmos sobre o questionamento da imagem.

Fonte: Pibid (2019)