No período de 04 de fevereiro a 01 de março de 2019, o sub-projeto Física do PIBID da Unipampa, estudaram e desenvolveram uma série de experimentos demonstrativos para serem trabalhados nas escolas:
(a) Freio Magnético: um ímã esférico de 10 mm é solto dentro de um tubo de alumínio, o qual através da indução magnética provoca uma desaceleração do ímã, supostamente em queda livre.
(b) Motor homopolar: motor elétrico extremamente simples o qual se faz circular corrente elétrica em um ímã na forma de pastilha circular, suspenso por meio de um parafuso preso a uma pilha (efeito da força magnética) e por meio da reação do campo magnético produzido pela corrente elétrica com o campo magnético do ímã, faz com que este passe a rotacionar.
(c) Determinação da aceleração da gravidade: através de um tubo não metálico em que são montados enrolamentos de fio de cobre espaçados regularmente (em torno de 10 cm entre cada enrolamento) é possível medir (pela entrada de microfone do computador), os sinais induzidos (nos enrolamentos) devido a um ímã em queda livre pelo interior do tubo e desta forma montar um gráfico de posição contra o tempo e obter a aceleração da gravidade.
(d) Determinação da velocidade do som: utilizando a entrada de microfone do computador, conectamos dois microfones (um no canal esquerdo (left) e outro no canal direito (right)) espaçados alguns metros (utilizados em torno de 6 metros) entre eles. Um ruído é produzido na proximidade de um destes microfones e por meio do computador, podemos medir o tempo para este ruído chegar no outro microfone e assim determinar a velocidade do som.
(e) Experimento de difração da Luz: através de um laser e uma tela fina (tela de filtro de café), é possível demonstrar que a luz difrata (desvio do caminho óptico) quando este atravessa pequenos objetos.
(f) Célula eletroquímica: mostrar através da eletrólise da água, quantidades fundamentais como carga elétrica, quantidade molar, conversão de energia entre outros.