Núcleo 1 – Multidisciplinar:
Bagé/Música e Letras: Português
Coordenadores:
- André Müller Reck
- Thiago Santos da Silva
contato:
- andrereck@unipampa.edu.br
- thiagosilva@unipampa.edu.br
Supervisoras:
- Josiane Redmer Hinz (IFSul Campus Bagé)
- Marília Santos de Quadros Araujo (EMEF Prof. Creusa Brito Giorgis)
- Suzana da Silva Morrudo (EMEF Prof. Creusa Brito Giorgis)
Escolas:
- Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Bagé (IFSul Campus Bagé)
- Escola Municipal Ensino Fundamental Professora Creusa Brito Giorgis
Bolsistas ID:
IFSul: Amanda Sandim, Aparecida Dutra (até 02/2019), Bartira de Oliveira, Emanuel Machado, Luís Gustavo Moreira, Gabriel Martins, Jackson Barbieri, Luna Cruz (até 03/2019), Maria Eduarda dos Santos, Micaela Morais, Paulo Cesar da Rosa, Taison Dorneles, Yanka Kaiana Oliveira (até 10/2018).
Creusa-Letras: Bruna Rodrigues (até 02/2019), Franciele Miranda, Geanmarcos Terra (até 02/2019), Guilherme Paro (até 05/2019), Hianca Fernandes (09/2019), Julia Diogo, Laura Fagundes Delabari, Rafael Xavier, Ruthiely Machado, Vitoria Ferreira (até 09/2019), Wendell Robertt Freitas.
Creusa-Música: Ana Lira Rodrigues, Igor Santos, João Nunes, Jose Antônio da Silva, Josué Chaves, Luan Honorio, Luiza Pereira, Matheus Silveira, Rodrigo da Silva (até 09/2019), Thiago de Paiva.
OBJETIVOS DO NÚCLEO
– Potencializar o entendimento das linguagens, com o intuito de valorizar e reconhecer seu caráter social, histórico e cultural, como formas de construção da realidade e de manifestação de subjetividades.
– Prezar por atividades de linguagem que priorizem o pensamento plural, reflexivo e voltadas para a diversidade social, explorando materialidades artísticas, corporais e linguísticas que circulam em campos sociais de comunicação marcados pela multiplicidade de opiniões e posicionamentos.
– Fomentar práticas pedagógicas de atividades de linguagens, que se orientem a partir de uma abordagem textual-discursiva, a fim de criar “pontes” entre o conhecimento linguístico escolar e as práticas sociais em que alunos e docentes se engajam cotidianamente.
– Elaborar, planejar e propor atividades didáticas envolvendo os objetos de conhecimento de artes – música (contextos e práticas, materialidades, elementos da linguagem, notação e registro musical e processos de criação), conforme orientações da BNCC.