Os pibidianos do núcleo Letras – Língua Espanhola participaram de cinco oficinas durante o período de recesso nas férias de julho de 2019. As oficinas foram ofertadas pelo professor e coordenador de área do PIBID, Prof. Dr. Eduardo Dutra e abordaram diversas temáticas tais como: estrutura de um artigo científico, a produção oral nas aulas de espanhol: atividades controladas e livres, o ensino indutivo de gramática na sala de aula de espanhol e a intervenção pedagógica na sala de aula de espanhol: a pesquisa ação.
Aluna do mestrado em Ensino de Línguas promove oficina relacionada a Metodologias Ativas
A professora Cláudia Tavares, atualmente aluna do mestrado em Ensino de Línguas, realizou uma oficina com a temática Metodologias Ativas no Ensino de Línguas Adicionais, dia 28 de agosto de 2019 para os pibidianos do Núcleo de Língua Espanhola, Campus Bagé. A oficina teve como principais objetivos oportunizar, de modo prático a construção colaborativa sobre o conceito de metodologias ativas por meio de discussão em grupo e apresentação criativa das mesmas em forma de layouts, a partir de uma plataforma educativa com base em jogos e uma ferramenta de design e o compartilhamento da produção nas redes sociais.
Segue abaixo imagens da oficina e o link para a descrição da oficina:
Professora Cláudia Tavares aborda a temática Metodologias Ativas em discussão com pibidianos;
Professora Cláudia Tavares faz uso do aplicativo/jogo online Kahoot para um quiz interativo;
Escola Ciepe Recepcionando os Pibidianos no primeiro semestre de 2019
Nosso primeiro contato com a escola foi de grande importância pois tivemos a oportunidade de conhecer o espaço e o material que seria disponibilizado para as intervenções, sempre acompanhados pela professora Madalena. Fomos muito bem recebidos pelo vice-diretor e pela diretora, fomos conduzidos a sala dos/as professores na qual conversamos bastante sobre as atividades desenvolvidas pela instituição.
Na sequência da tarde nossa responsável professora Marta Messias, comparece na escola para nos apresentar a direção e explanar sobre as intenções de nosso projeto. Logo após também tivemos nosso primeiro contato com alguns/as alunos/as, trocamos ideias em um momento descontraído onde pudemos conhecer um pouco sobre a realidade da escola e das crianças.
Saímos com o sentimento de que é uma escola de periferia, com muitos/as alunos/as carentes, e que consideramos todos/as muito receptivos/as, bem como abertos/as a novas propostas.
A temática transversal Meio Ambiente em sala de aula: Pibidianos aplicam pré-teste na escola Téo Vaz Obino
Na escola Téo Vaz Obino, os pibidianos Francineide e Felipe abordaram o tema transversal Meio Ambiente em sua atividade diagnóstica, conhecida também como pré-teste, para uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental. De acordo com o pibidiano Felipe, a atividade diagnóstica foi imprescindível para a construção adequada das aulas e para facilitar e incentivar aprendizagem contextualizada dos alunos.
Pibidianos Felipe e Francineide aplicando a atividade diagnóstica.
Alunos do oitavo ano da escola Téo Vaz Obino realizam atividade diagnóstica com a temática Meio ambiente.
Alunos do sétimo ano realizam atividade diagnóstica na escola Téo Vaz Obino
No turno da manhã do dia 05/09/2019, a pibidiana Lara Meneses Souza aplicou sua atividade diagnóstica (pré-teste) abordando o tema transversal Meio Ambiente e sua importância no meio escolar. A atividade foi realizada no sétimo ano do Ensino Fundamental na escola Téo Vaz Obino, localizada em Bagé.
Confira abaixo algumas imagens:
Pibidiana Lara Meneses Souza esclarecendo as dúvidas dos alunos em relação a questões relacionadas ao tema transversal.
Participação no desfile cívico – Dom Pedrito
Componentes do PIBID da E.M.E.B Marília Sanchotene Felice participam do desfile do dia 07 de setembro
Desfile 7 de setembro – Campus Itaqui
DESFILE CÍVICO EM COMEMORAÇÃO A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
O Dia da Independência do Brasil que se comemora no dia 7 de setembro de 1822 é marcado pelo desfile cívico em muitas cidades. Neste ano de 2019, os bolsistas do PIBID desfilaram juntos com os alunos da Escola Estadual Paso de los Libres e também tiveram garra para desfilar pela Universidade Federal do Pampa. Incentivar os alunos da educação básica a participar dos desfiles cívicos, são valores que devem ser passados para as novas gerações, pois são datas de grande significado para a História do Brasil.
Na imagem vemos os pibidianos Rafaela, Renato, João Vitor, Vanessa, Ana Cristina e Vitória Boaventura.
Bolsistas do PIBID da EMEF Cabo Luiz Quevedo participando do desfile do dia 7 de setembro.
Aconteceu no dia 07/09/2019 o desfile cívico alusivo à independência do Brasil, na semana que se antecedeu ao desfile, os/as estudantes da EMEF Cabo Luiz Quevedo foram convidados à participar do pelotão que carregava o nome do PIBID e do “Projeto interdisciplinar: Ler e produzir, um bom caminho vou seguir” afim de demonstrar à comunidade da cidade que o PIBID atuante na escola respeita e fomenta nos/nas estudantes a participação em eventos culturais como o desfile de 7 de setembro. Os/as estudantes estiveram presente no desfile e carregaram a faixa que levava o nome do projeto. Eventos culturais são de suma importância na formação escolar dos/das jovens, pois os mesmos acabam aprendendo sobre como esses acontecimentos acarretaram na construção da sociedade como ela é hoje e como eles devem posicionar-se perante a sociedade como cidadãos.