Intervenções pedagógicas: propostas em turmas acompanhadas pelos bolsistas – Campus Itaqui

Trilha para o estudo de frações – 7º ano do Ensino Fundamental

Aplicação de uma trilha com questões envolvendo operações de frações a duas turmas do 7º ano da Escola Odila Villordo de Moraes. Utilizou-se esta atividade como revisão das operações, destacando o trabalho em grupos.

Ensino de potenciação com material concreto – 6º ano do Ensino Fundamental

As intervenções foram realizadas em três turmas do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Odila Villordo de Moraes e do Colégio Estadual São Patrício. Inicialmente realizou-se uma revisão do conteúdo de potenciação. Na sequência, foram propostas aos alunos atividades para representação geométrica em desenho de várias potências. Em momento posterior, distribuiu-se o material dourado na quantidade necessária para cada grupo, solicitando a representação da potência quadrada através da exploração do material, e então, a construção de cubos representando diversas potências. Constatou-se que o uso do material concreto foi fundamental, auxiliando o professor no objetivo de oportunizar uma aprendizagem significativa de potenciação.

Geometria para ensino da álgebra utilizando Cartões de Polinômios – 8º ano do Ensino Fundamental

A atividade sobre polinômios foi desenvolvida em turmas de 8º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Profª Odila Villordo de Moraes. Os alunos utilizaram material manipulável que foi produzido em cartolina, considerando cartões com tamanhos distintos e representando diferentes variáveis. O objetivo principal focou na representação de polinômios através de conjuntos dos cartões, relacionando portanto geometria e álgebra.

Tabuleiro Algébrico – 8º ano do Ensino Fundamental

A atividade foi aplicada em 2 períodos nas duas turmas do 8°Ano da Escola Odila Villordo de Moraes. O objetivo desta foi levar uma atividade diferenciada para o ambiente de sala de aula para que os alunos praticassem através do tabuleiro cálculos algébricos com substituição de variáveis, dos quais vinham apresentando dificuldades durante as aulas anteriores.

Juros e pesquisa de produtos – 3º ano do Ensino Médio

A intervenção foi realizada nas turmas do terceiro ano do ensino médio na Escola Odila Villordo de Morais e teve como tema principal os Juros impostos em diversos Eletrodomésticos e eletrônicos presentes no cotidiano dos estudantes. As atividades propostas nesta intervenção foram planejadas tendo como base a metodologia de investigação matemática, pois os discentes precisaram determinar o produto desejado e pesquisar os melhores preços e condições de pagamento nas lojas virtuais de sua preferência, com o auxílio de netbooks disponibilizados pela escola.