INTRAPIBID – 05 de junho de 2019

Aos cinco dias do mês de junho 2019, aconteceu no campus Uruguaiana o INTRAPIBID Unipampa, com a participações dos cursos de Licenciatura da instituição. Este evento nos permitiu traçarmos algumas analises, a partir dele pudemos compartilhar discutir e aprender saberes através da interação coletiva com o outro, no caso, os/as demais bolsistas. Consideramos ter sido uma experiência necessária e enriquecedora, conhecemos e interagimos com outros/as colegas, futuros/as docentes como nós e tivemos a oportunidade de conhecer um pouco sobre a atuação do PIBID em seus referidos cursos, cada qual com suas particularidades.

Fomos, anfitriões de nossos/as colegas dos diferentes municípios, reunimos por volta de 8 horas no Salão de Atos para uma recepção com coffebreak para os/as colegas, proporcionando um momento de conversação, interação, oportunizando uma boa recepção.

Iniciou-se a programação do evento com a fala da nossa coordenadora institucional Ângela Hartmann, que fez uma breve abertura e logo após, passou a palavra à Profª Elena Billig Mello, para palestra de abertura que teve como tema: a Base Nacional Comum Curricular, apresentando sua estrutura, fomentando discussões sobre sua organização, enfim foi uma palestra enriquecedora e importante para entender o documento que norteia nossa prática docente. Após isso, tivemos a apresentação de nossos colegas indígenas, somente no nosso campus temos um total de sete discentes indígenas, nos diferentes cursos, os quais nos contemplaram com demonstrações de ritos culturais da etnia Kaingang, uma apresentação muito interessante que mostrou suas referências e costumes,  a importância de sua cultura no que diz respeito aos seres vivos e a natureza, uma oportunidade que certamente seria difícil de vivenciar fora dos âmbitos acadêmicos por conta da pluralidade que temos na Unipampa.

Tivemos uma pausa para o almoço e retornamos as 13h30min para iniciarmos as apresentações de cada subprojeto do PIBID, iniciamos com a apresentação dos/as colegas de Ciências da Natureza, mostrando uma pesquisa sócio antropológica realizada nas escolas participantes do programa deles, logo após, tivemos nosso PIBID Educação Física, representados pelos colegas José Ferreira, Bruno Vallilo e Luciano Gomes, onde buscamos apresentar um pouco sobre como funciona nossas ações, quais escolas são contempladas com o programa, nossas metodologias, intervenções, propostas entre outros aspectos.

Na sequência tivemos os/as colegas do PIBID Matemática que nos trouxeram uma apresentação falando sobre o uso de tecnologias como uma forma de ensino alternativo, mostrando seus projetos, programas e softwares que usam com seus/as alunos/as, uma apresentação muito interessante e por final tivemos a apresentação dos/as colegas do PIBID de Ciências Humanas, os quais trouxeram para discussão e reflexão a questão histórica social do racismo e dessas formas de preconceitos totalmente velados, mas que infelizmente ainda perduram em nossa sociedade ressaltamos que essa discussão embora cause na sociedade alguns desconfortos, se faz necessária na escola, pois, temos alunos/as que são reflexos da sociedade, e acabam reproduzindo práticas discriminatórias e preconceituosas, temos alunos/as de diversas crenças e credos, saber lidar com a pluralidade seja ela social, étnica, racial, sexual é mais que necessária à um/a professor/a.

Após esse momento, partimos para as oficinas ofertadas no evento, foram quatro possibilidades à serem experimentadas, oficinas falando sobre o uso de história em quadrinhos para ensino, outra sobre neurociência, enfim foram oficinas diversas que buscavam de forma integrada, trabalhar o ensino e ampliar nossa visão enquanto docentes. Como forma de encerramento, retornamos ao Salão de Atos, onde tivemos a apresentação do Coral do Campus Uruguaiana com uma apresentação belíssima, num momento de integração e socialização final do evento, após isso, nos despedimos dos/as colegas que dividiram o evento conosco e encerramos o INTRAPIBID.

Portando temos somente agradecer a essa oportunidade de formação, socialização e aprendizado frente ao PIBID, sabemos das dificuldades enfrentadas atualmente no nosso sistema público de ensino superior e sem dúvidas o evento serviu como uma forma de crescimento e construção acadêmica, onde tivemos inúmeras oportunidades de estar participando ativamente no processo de ensino-aprendizagem, sendo assim, agradecemos aos colegas que participaram do evento, as/os supervisoras/es, coordenadoras/os de subprojetos e nossa coordenadora institucional pela grande oportunidade de aprendizado.