Oficina Animais do Bioma Pampa

No dia 10 de Maio de 2019, na EEEF Coronel Urbano das Chagas, ocorreu a primeira intervenção do grupo de Bolsistas do Pibid (Programa de Instituição de Bolsas a Iniciação à Docência) da Universidade do Pampa (Unipampa), Daiane Caminha e Danyelle Rosa, nas turmas de 8º Sol, 9º Safira, 9º Pérola, 7º Terra, do turno da manhã.
No primeiro momento fomos apresentadas aos alunos das turmas que iam aos poucos chegando à sala para conhecer nosso trabalho. De inicio foi realizada uma roda de conversa onde os questionamos sobre o que eles conheciam sobre o Bioma Pampa, se haviam ouvido em algum lugar sobre este tema. A participação de todos foi algo marcante, pois todos participaram de forma integral, comentando algo que já sabiam sobre o bioma, alguns relataram que ouviram na escola, outros em casa com os pais, que Bioma envolvia animais e vegetação, alguns confessaram não saber do que se tratava. O Brasil tem seis Biomas, que são o Bioma da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica a qual possui uma porção no Rio Grande do Sul e o Bioma Pampa, que conta com a vegetação predominante de gramíneas de pequeno porte, de clima ameno.
Turmas participativas, interessadas e muito inteligentes, logo os jovens foram convidados a entrar no Túnel do Pampa, onde havia uma exposição de fotos de animais que formam o nosso Bioma Pampa, como a onça pintada que no bioma pampa esta extinta, o tatu, a cobra onde descobriram que o veneno que é extraído do seu dente para a fabricação do soro antiofídico necessita de um corpo para inocular que no caso é do cavalo e que também na França sua carne serve para consumo, o quero quero, a ovelha que é parte da cultura do sul que tem em forma de comércio a lã e a carne, o joão de barro que leva de dois a dezoito dias para fabricar sua casinha juntamente com a fêmea, os alunos também puderam assistir um vídeo que mostra como que é feita a casa do joão de barro.
Algo que surpreendeu os jovens na exposição foi a cobra cruzeira da Unipampa e os fetos de ovelha de três meses de idade, além da casinha do joão de barro a qual eles puderam tocar e sentir como é a estrutura por dentro.
Ao final receberam uma folha de atividades onde responderam o que aprenderam, colando-a no caderno, e por último um questionário onde opinaram o que acharam da exposição e do trabalho apresentado por nós bolsistas.