Oficina sobre animais ameaçados de extinção

No dia 10 de Maio de 2019, na EEEF Coronel Urbano das Chagas, ocorreu a terceira intervenção do grupo de pibidianos: Carla, Juan, Marina e Paulo, nas turmas 3°ano afeto e 4°ano ano felicidade no turno da tarde.

Na turma 3°ano afeto no primeiro momento, o grupo apresentou-se aos alunos e descreveu as características do Bioma Pampa, através de slides contendo imagens e nomes científicos de animais ameaçados de extinção no Bioma Pampa e no Rio Grande do Sul e mapas com a localização do Bioma Pampa e sua presença em outros países. Houve a interação dos alunos através de perguntas e relatos de suas experiências.

No segundo momento, foi reproduzido o anúncio gravado por um radialista da cidade, com informações sobre o Bioma Pampa, reproduzindo um dos meios de comunicação mais utilizados na zona rural dos municípios. E Ilustraram e montaram fantoches.

No terceiro momento receberam folhas com 4 animais ameaçados de extinção no Bioma Pampa e Rio Grande do Sul, precisaram relacionar o animal, as suas características e tinham que ilustrar com a cor que estava abaixo do seu nome, colorindo a figura do animal com a mesma cor.

No quarto momento, os alunos receberam folhas contendo características de animais ameaçados de extinção no Rio Grande do Sul, com enfoque para os do Bioma Pampa.

E no quinto momento, a turma respondeu a questionários relacionados a atividade realizada.

Na turma 4°ano felicidade os alunos receberam jogos da memória com as características dos animais ameaçados de extinção no RS e no Bioma Pampa e os alunos foram organizados em 4 grupos. O desenvolvimento das atividades foi o mesmo e a turma interagiu e gostou da atividade realizada com os fantoches.