PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2022 | Só mais um site Sites da Unipampa | Página: 12

Inscrições abertas para a seleção de licenciandos(as) no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID

    Os cursos de licenciatura em Pedagogia e História (Campus Jaguarão); Física, Letras: Português e Respectivas Literaturas, Música e Química (Campus Bagé); Educação do Campo (Campus Dom Pedrito), Ciências Biológicas (Campus São Gabriel); Matemática (Campus Itaqui); Ciências da Natureza (Campus Uruguaiana), estão com inscrições abertas para a participação no PIBID/UNIPAMPA, de acordo com o quadro de vagas disposto, a seguir:

Vagas para discentes com e sem bolsa nos Núcleos de iniciação à docência:

    As inscrições deverão ser realizadas pelo(a) candidato(a) no período de 06/07/2021 a 15/07/2021, no Sistema GURI de inscrições da UNIPAMPA, cujo endereço eletrônico é https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/.

    No ato de inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário eletrônico (Anexo I), Continue lendo

ATIVIDADES DE ENSINO DE MÚSICA NA ESCOLA – Núcleo Arte/Música

No primeiro semestre de 2021, o Núcleo Arte/Música realizou uma série de atividades de ensino de música nos anos finais da EMEF Creusa Brito Giorgis, sob supervisão da professora de Artes, Ana Raquel Rocha. Seguindo os protocolos de segurança em decorrência da pandemia do COVID-19, as atividades foram realizadas de forma remota (meet.google) e focaram nos objetos de conhecimento de Arte/Música propostos pela BNCC (Contexto e práticas, Elementos da linguagem, Materialidades, Notação e registro musical, Processos de criação), abordando temáticas como ritmos e instrumentos brasileiros, sons do cotidiano, percussão corporal, música como prática social, criação musical, construção de instrumentos com materiais recicláveis, dentre outras.

REUNIÕES DE PLANEJAMENTO 2021/1 – Núcleo Arte/Música

Entre os meses de fevereiro e maio de 2021, o Núcleo Arte/Música desenvolveu suas reuniões para estudos, debates e planejamento de atividades para a educação básica. Os encontros semanais foram realizados via meet, nas terças-feiras (8h00-12h00) e contaram com estudos e discussões sobre a BNCC, Seminário de apresentação de textos da Revista MEB (Música na Educação Básica) e planejamento de atividades de ensino de música nos anos finais da EMEF Creusa Brito Giorgis.

Apresentação de trabalhos sobre textos da revista MEB

Produção de jogos interativos como ferramenta de ensino

Quando nos referimos à aprendizagem, existe uma afirmação comum que é cada indivíduo tem o seu tempo e que o meio interfere no desenvolvimento das habilidades. O uso das tecnologias está cada vez mais presente no nosso dia a dia e é cada vez mais comum ouvir os estudantes falando que não querem mais “só copiar”.

Existem várias formas de aprender, algumas pessoas são mais  visuais, outras mais auditivas, algumas deduzem com facilidade e outras precisam explorar mais conteúdos para compreender determinada matéria.

Os jogos virtuais podem ser utilizados para ensinar e aprender de forma lúdica e, simultaneamente, isso não quer dizer que a forma tradicional de ensino não funciona, mas sim que os jogos podem ser utilizados de forma simultânea ou mesmo como um complemento, trazendo inovação e uma forma criativa para auxiliar os alunos a superar desafios em relação à própria aprendizagem. Essa ferramenta também possibilita a ampliação do desenvolvimento de áreas, que no ensino a distancia pode ser um pouco mais difícil atingir apenas com as atividades tradicionais, tais como, a atenção, a concentração, a criatividade e o raciocínio lógico.

Ao longo das reuniões e seminários ministrados no Subprojeto Alfabetização, foi bastante falado e explorado sobre a importância dos jogos virtuais como ferramenta de ensino.

Com os seminários foram apresentadas várias plataformas que podem auxiliar nesse tipo de criação de conteúdo, existem opções grátis e pagas, tais como:

  1. Wordwall
  2. Kahoot
  3. Power Point
  4. Educaplay
  5. Efuturo
  6. Escolagames
  7. LiveWorkSheets
  8. RPG Maker
  9. Quest
  10. Unity

A partir destes seminários começamos a introduzir os jogos virtuais em nossos planejamentos e envio de atividades para as professoras titulares.

Vamos disponibilizar aqui o acesso a vários jogos virtuais educativos, em sua maioria desenvolvidos pelos próprios pibidianos.

  • ALINE GONÇALVES SILVA – Atividades desenvolvidas no 1º Ano do Ensino Fundamental
  1. Alfabeto – Parte 1
  2. Alfabeto – Parte 2
  3. Monstro Das Cores – Labirinto
  4. Monstro Das Cores – Jogo da Memória
  5. Calcule a Quantidade
  6. Ordene as Palavras
  7. Complete as Frases
  8. Semana Farroupilha – Responda
  9. Semana Farroupilha – Jogo da Memória
  10. Dona Aranha – Relacionar
  11. Dona Aranha – Ordene as Palavras
  12. Letra R – Jogo da Memória
  13. Letra R – Caça Plavras
  14. Letra R – Sílabas
  • ANDRESSA PEREIRA MACHADO – Atividades desenvolvidas no 2º Ano do Ensino Fundamental
  1. Jogo de Intervenção Pedagógica
  • CRICIANE SILVA FERNANDES
  1. Combinação – Imagem Mais Palavra Chave
  2. Sequencia Numérica do 1 ao 9
  3. Desembaralhar as frases
  4. Marcar a resposta certa
  • DIEGO JAMES ALMEIDA
  1. Jogo da Memória – Power Point
  2. Vogais
  3. Matemática Divertida
  4. O Grande Rabanete – Forca
  • EDUARDA SILVA MACHADO
  1. Vamos Encontrar os números iguais? 
  2. Nuvem de Palavras
  3. Quebra Cabeça
  • ELISA SOARES PEREIRA
  • FERNANDA LEMOS FATTAH
  1. Jogo da Multiplicação
  2. Começa com Vogal ou Consoante?
  3. Caça Plavras
  4. Brincadeiras Poppulares
  5.  Adição – Verdadeiro ou Falso?
  • GABRIELI VIEIRA PINTO
  • JULIARA RODRIGUES SILVEIRA
  1. Adição
  2. Jogo da Memória – Vogais
  3. Festa Junina – Verdadeiro ou Falso
  4. Festa Junina – Quiz
  5. Jogo de Alfabetização
  6. Relacionando os Numerais de 1 a 10
  7. Semana Farroupilha 1
  8. Semana Farroupilha 2
  9. Sequência Numérica – Complete os Números Faltantes
  10. Resolva os problemas
  11. Organizar as palavras
  12. Vogais e Consoantes
  • KELEN CAMPOS BENITO
  1. Combinar Pares de Acordo com a Gravura
  2. Combinar Pares de Acordo com a Gravura
  3. Quantidade e Numeral
  4. Combinar os Emojis de Acordo com as Emoções
  5. Indicar a Palavra Conforme a Figura
  6. Completa as Frases
  7. Combinar os Pares
  8. Tocar nos Pares e Marcar o Resultado
  9. Combinar os Pares com a Letra da Música
  10. Marcar o Sentimento Correspondente
  • KELLEN BEATRIZ CARDOSO BOTELHO
  1. https://wordwall.net/resource/16605513
  2. Desafio de Perguntas
  3. Adivinhas
  • LINA CAMACHO PORCIUNCULA
  1. https://wordwall.net/play/17552/054/356
  2. https://wordwall.net/play/16203/560/141
  3. https://wordwall.net/play/16370/083/224
  4. https://wordwall.net/play/19555/042/420
  • LOUISE FONSECA PARCIANELLO
  1. Jogo – Meio Ambiente
  2. Jogo – Adição e Subtração
  3. Jogo – Família Silábica
  4. Jogo – Adição e Subtração
  5. Jogo – Matemática
  • LUCAS SANTOS DE JESUS
  1. https://wordwall.net/play/20131/403/957
  2. https://wordwall.net/resource/20969319
  3. https://wordwall.net/play/23007/177/330
  • MARIA DA GRAÇA DUARTE MENDES
  1. Graça – 1
  2. Graça – 2
  3. Graça – 3
  4. Graça – 4
  • MARIA EDUARDA MACHADO LOPES
  • MARIANA COSTA FINARDI
  1. https://wordwall.net/play/20370/688/719
  • MARIANE BOTELHO BASTOS
  • NATASHA RODRIGUES FERNANDES
  • THAYNA CANDIDO GOMES
  • VANLEY FELIPE SOUZA BRANDÃO
  • VITÓRIA ALEXIA TEIXEIRA DA CUNHA
  • YARA DOS SANTOS SOUZA
  1. https://wordwall.net/play/23206/775/862
  2. Responda as Perguntas Corretamente
  3. Complete a Música “O Sapo Não Lava o Pé”
  4. Complete a Sequencia Numérica
  5. Encontre os Casais
  6. Ache a Letra Conforme o Nome Inicial da Imagem
  7. Quem rima com quem?

2º Seminário de Leituras: Contribuições das brincadeiras e a atividades motoras para a infância

Os/as bolsistas do Subprojeto Alfabetização, neste mês de junho,  realizaram um estudo sobre as brincadeiras e as atividades motoras e suas contribuições para a infância. Cada discente selecionou um artigo sobre o tema e organizou a sistematização dos principais aspectos em slides para uma apresentação nas reuniões gerais.  As sessões de apresentações iniciaram no dia 9 de junho e está sendo possível compreender que o brincar é algo inerente à cultura infantil. Desde a mais tenra idade a brincadeira faz parte da vida das crianças, estimula o jogo simbólico e a imaginação, além de ser um meio de resolver seus conflitos e necessidades. De igual forma, as atividades motoras ampliam as possibilidades de conhecimento do seu meio físico, como pular, saltar, correr, rolar etc. Estas atividades proporcionam à criança a consciência de sua identidade corporal  e constrói modos de ver e sentir o mundo.

Vídeos com algumas atividades motoras desenvolvidos pelos pibidianos:
Yara dos Santos Souza – Vídeo 1

Fernanda Lemos Fattah – Vídeo 1

Fernanda Lemos Fattah – Vídeo 2

Maria da Graça Duarte Mendes – Vídeo 1

Maria da Garça Duarte Mendes – Vídeo 2

Juliara Rodrigues Silveira – Vídeo 1

Lina Camacho Porciuncula – Vídeo 1

Lucas Santos de Jesus – Vídeo 1

Lucas Santos de Jesus – Vídeo 2

 

Socialização de Filmes – Clube de Cultura PIBID Ciências da Natureza (Subgrupo Moacyr Ramos Martins)

Inicia-se em 28/06/2021 a socialização dos filmes com viés pedagógicos no Clube de Cultura do PIBID – CIências da Natureza (Subgrupo Moacyr Ramos Martins). O subgrupo foi dividido em dois grupos de 5 bolsistas e cada grupo ficou responsável por assistir um filme. O grupo 1 assistiu o filme “A Onda” retratando um experimento escolar, que visa articular o conteúdo de autocracia, porém as coisas fogem do controle ao propagar o facismo. O grupo 2 assistiu “A Sociedade dos Poetas Mortos” que aborda a importância da criticidade e liberdade de expressão em tempos de pressões e tradições antigas.

2ª Socialização e Análise do Dossiê Socioantropológico – PIBID Ciências da Natureza (Subgrupo Moacyr Ramos Martins)

Na manhã do dia 21/06/2021 o grupo PIBID Ciências da Natureza (Subgrupo Moacyr Ramos Martins) dialogou em sua segunda análise do levantamento socioantropológico. A reunião entre os bolsistas e a supervisora Cristiane Barbosa Soares apontou pautas de análises específicas de perfis e pertencimento entre os estudantes. Além disso, foi discutido muito a questão da escolaridade dos pais dos estudantes, o conhecimento sobre a existência da Unipampa e principalmente a ocorrência do bullying e demais formas de preconceito, e como os estudantes apresentam insatisfações ao presenciar tais ocorrências.

Escola da Floresta em Caçapava do Sul: A criação de uma Escola de Aprendizagem

Na terça-feira do dia 08 de junho de 2021 o grupo Pibid de Caçapava do Sul contou com  presença do Me. Bruno Emílio Moraes. Bruno é Técnico em Assuntos Educacionais, lotado no  Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE) da Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul.

O historiador apresentou o projeto que vem desenvolvendo junto a uma equipe multidisciplinar, intitulado Escola da Floresta. Entre as ideias principais estão a criação de uma comunidade de aprendizagem; formação global dos estudantes por meio de tutores; desenvolvimento de uma escola democrática.  A escola ocorre em parceria com professores e colaboradores que se voluntariaram e o educador português José Pacheco, que visitou o espaço em 2019.

Um dos questionamentos surgidos foi: como alfabetizar nesse processo, considerando que o aluno escolhe o que irá pesquisar?

O palestrante explanou sobre as dinâmicas e o círculo de alfabetização, bem como a importância dos tutores para a formação do aprendiz (termo utilizado na escola para designar os estudantes).

A palestra foi sugestão da supervisora do Pibid Caçapava – Profa. Rosângela , que – assim como os coordenadores – pensou ser interessante que os pibidianos conhecessem um modelo de escola diferente que está em implantação no município.

Abordagem Investigativa foi tema de palestra no Pibid Caçapava do Sul

No dia 25 de maio de 2021 o Pibid Caçapava do Sul recebeu em seu encontro semanal a Profa. Dra. Gabriela do Santos, que trouxe contribuições importantes acerca do Ensino investigativo. Gabriela é pós doutoranda na Universidade Federal de Santa Maria, e em seu projeto desenvolve a temática.

A  palestrante explanou sobre a teoria relacionada a essa abordagem de ensino, apresentando diversos autores que pesquisam e escrevem sobre o tema. Ainda,  projetou uma série de exemplos aplicados em sala de aula.

Em diversos momentos reforçou algumas características do ensino investigativo, como o levantamento de hipóteses e elaboração de questionamentos; a importância de inserir o aluno na pesquisa, resolução de problemas e elaboração de explicações próprias para os fenômenos estudados.

Ao final da fala , abriu espaço para participação dos discentes, que puderam relembrar alguns momentos nos quais ‘fizeram’ ensino por investigação na Educação Básica, enquanto alunos. Ressalta-se a necessidade dessas discussões ainda na formação inicial dos professores, para que possam refletir e incluir diferentes abordagens em suas práticas pedagógicas.