A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sofreu profundas mudanças na sua versão de 2018 (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/) e o subprojeto Química-Física desenvolveu atividade de estudos da mesma na Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no período de 22/10/2020 a 10/12/2020. Ao longo do trabalho foi construída, de forma coletiva, uma tabela em que se relacionaram situações em que a BNCC supõem existirem nas escolas e as percepções correspondentes que os bolsistas, supervisores e coordenadores de área possuem destas mesmas situações. Por exemplo, ” (A) BNCC (é uma) orientação para a Educação Básica” se contrapõe à “Desigualdade no ensino entre escolas públicas e privadas”, citado por um BID.
4° Encontro de Formação para Gamificação – PIBID Ciências da Natureza (Subgrupo Moacyr Ramos Martins)
No 4° e último encontro de gamificação com o PIBID Ciências da Natureza (Subgrupo Moacyr Ramos Martins), ocorreu a socialização final de resultados obtidos com a gamificação das sequências didáticas. Os resultados foram excelentes, os bolsistas apresentaram excelentes domínios sobre os conteúdos e excelentes rendimentos na mediação dos jogos, bem como, os acertos das questões. A culminância do projeto de gamificação, bem como, a socialização ocorreram no dia 12 de junho de 2021, com excelente satisfação do professor Marcelo Alves Barreto, a supervisora do subgrupo Cristiane Barbosa Soares e os bolsistas que participaram.
Subprojeto Letras Português inicia estudos sobre a cultura e a literatura oral
O grupo do PIBID – Letras Português deu início aos estudos sobre a cultura e a literatura oral e, então, foi dado o enfoque no Slam Poetry e nos Concursos de leitura em voz alta, com a participação da professora Vera Medeiros. Foram apresentados todos os seus conceitos, a forma como são trabalhados e desenvolvidos cada um destes segmentos. Logo após, foi feita a proposta ao grupo de pibidianos de criarem uma atividade sobre estas modalidades, na qual contemplasse todo o estudo que foi feito pelo grupo. Essas atividades foram conduzidas pelas supervisoras do programa.
O grupo da escola E.M.E.F General Emilio Luiz Mallet contemplou o segmento Slam Poetry e a E.E.E.M José Gomes Filho focou seus estudos para os Concursos de leitura em voz alta. As equipes pautaram suas pesquisas nos estudos feitos pelos mesmos, juntamente as professoras. A partir daí, desenvolveram uma pesquisa mais completa sobre as respectivas modalidades da literatura oral, contemplando suas origens, benefícios, seu funcionamento, o público alvo e as suas práticas em sala de aula. Na sequência, dia 02/06/2021, foram apresentados os resultados obtidos pelos grupos.
Nos links abaixo, você poderá encontrar os materiais elaborados pelos dois grupos, o do Ensino Fundamental e o do Ensino Médio respectivamente.
Alfabetização Ecológica foi tema de destaque em encontro do grupo de Caçapava
O Pibid Caçapava do Sul aproveitou o período de recesso letivo para discutir temas novos. No dia 18 de maio contou com a participação da Bióloga Simone Messina (UFSM), idealizadora do projeto Telhado Verde do Jardim Botânico da Universidade Federal de Santa Maria.Simone é licenciada em Ciências Biológicas, Mestra e doutoranda em Educação pela UFSM. Atualmente está lotada do CCNE, sendo uma das responsáveis pelo Jardim Botânico da instituição. Dentre as principais ações estão a adequação do espaço para a visitação, mesmo que em tempos de pandemia, por meio de oficinas e visitas virtuais. Também, em parceria com docentes e acadêmicos, está organizando formações para professores com a temática ambiental.
A discussão sobre Ecoalfabetização trouxe ideias para o grupo, que salientou a importância da temática, de caráter interdisciplinar, para a sua formação inicial.
A palestrante reforçou a importância da articulação dos planejamentos com a BNCC, bem como os ODS (17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável). Finalizando, deixou o convite para as oficinas ofertadas no espaço, ressaltando que o contato ocorre pelo e-mail do Núcleo de Educação Socioambiental (jardimbotanico@ufsm.br) e pelas redes sociais (https://www.facebook.com/JardimBotanicoDeSantaMaria/).
Narrativas de experiências
O subprojeto Química-Física desenvolve atividade de ambientação dos bolsistas de Iniciação à Docência (BID) à sala de aula, através das narrativas de histórias vivenciadas pelos BID enquanto estudantes do Ensino Básico. Este trabalho foi desenvolvido no período de 12/11/2020 a 19/11/2020. Na figura estão apresentados os integrantes do subprojeto.
Pibidianos de Ciências da Natureza são vacinados contra a Covid-19
Na manhã deste sábado (29/05/2021) na cidade de Uruguaiana/RS, os bolsistas do PIBID Ciências da Natureza foram vacinados contra a Covid-19. A vacinação foi essencial para os bolsistas enquanto profissionais da educação, garantindo a segurança eventualmente para alguma aplicação no contexto presencial. Para registrar o momento segue em anexo a normativa de vacinação da prefeitura, a foto da Licencianda em Ciências da Natureza Alba Silva e da Supervisora do Subgrupo Moacyr Ramos Martins Cristiane Barbosa Soares.
Análise de livros didáticos com base na BNCC e na Variação Linguística
Após os estudos sobre o documento BNCC e da Variação Linguística, foi proposto pelas supervisoras do projeto que os discentes analisassem um livro didático de Língua Portuguesa respondendo a quatro questões, levando em conta as competências da BNCC sobre o assunto da Variação Linguística. Nos links abaixo, você poderá ver os trabalhos desenvolvidos pelos pibidianos. Os dois primeiros links referem-se ao Ensino Fundamental e o último, ao Ensino Médio.
Apresentação Proposta de trabalho sobre o alinhamento dos livros didáticos em relação à BNCC
Início das Etapas Síncronas – EMEF Moacyr Ramos Martins
No dia 24 de maio de 2021, o subgrupo (Moacyr Ramos Martins) do PIBID Ciências da Natureza participou da acolhida aos alunos para as etapas síncronas do Ensino Remoto Emergencial (ERE), que anteriormente ocorria com a utilização de materiais impressos desenvolvidos através de sequências didáticas. Os bolsistas sentiram-se lisongeados em ter o primeiro contato com os alunos, e os alunos interagiram demonstrando imensa satisfação.
3° Encontro de Gamificação com o PIBID Ciências da Natureza (Subgrupo Moacyr Ramos Martins)
No 3° Encontro de Gamificação, ocorrendo no dia 22 de maio de 2021 , os bolsistas socializaram com o professor Marcelo Alves Barreto, os jogos elaborados para gamificar as sequências didáticas entre os trios de aplicação. Foram apresentados excelentes jogos criados nas diferentes categorias da plataforma Wordwall, sendo aprovados pela supervisora Cristiane Barbosa Soares para aplicação com o Ensino Fundamental.
Planejamento – produção de materiais pedagógicos
No dia 19 de novembro em reunião virtual, os acadêmicos organizados em duplas, apresentam seus planejamentos de materiais pedagógicos que pudessem auxiliar a supervisora no desenvolvimento de atividades em ensino remoto.
As construções foram diversificadas, houveram as seguintes produções:
a) História em Quadrinhos – utilizando o CANVA, para trabalhar o ciclo da água no 6º ano;
b) Jornal e rádio – utilizando o CANVA foi produzido um material sobre os vertebrados e invertebrados, com fotos de arquivo pessoal. Utilizou-se da rádio local também no intuito de realizar uma interação diferente, para o 7º ano
c) Atividade Prática – construção de materiais que pudessem trabalhar/desenvolver os conceitos das propriedades organolépticas/os sentidos, para o 8º ano Continue lendo