Entre os meses de fevereiro e março os bolsistas do Núcleo Arte/Música formaram grupo de estudos para pesquisa e planejamento de oficinas de música. Os discentes dividiram-se em duas duplas (Dominique/Camila e Vinícius/Raphael) e um trio (Cristine/João/Vinícius Fadel) e reuniram-se tanto em encontros virtuais como presenciais para os estudos em grupo.
Trabalhos Apresentados e Publicados no 13º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), realizado entre os dias 17 a 19 de novembro de 2021
A CONTRIBUIÇÃO DO SOFTWARE SOCRATIVE NA REALIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA
CERTIFICADO DE APRESENTAÇÃO SIEPE – MARIA EDUARDA
APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE AULA: INVESTIGAÇÃO DE JUROS ATRAVÉS DE PLANILHAS ELETRÔNICAS
CERTIFICADO DE APRESENTAÇÃO SIEPE – WILLIAN PERES
A GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
CERTIFICADO DE APRESENTAÇÃO SIEPE – KÉROLYN SOARES
INTRODUÇÃO À GEOMETRIA HIPERBÓLICA COM O GEOGEBRA
CERTIFICADO APRESENTAÇÃO SIEPE – CAROLINA MOREIRA
UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA WIZER-ME EM UMA AULA DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS
Estudo de Combinações utilizando a plataforma Seppo
Esta atividade foi realizada em uma aula da turma de 7º semestre do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. O assunto abordado tratava de Combinações Simples, cuja dinâmica consistiu em um momento inicial expositivo organizado pelo professor regente. Após a realização de exercícios e da apresentação dos métodos de cálculos de possibilidades, a bolsista do PIBID organizou uma atividade em um ambiente virtual com layout de game, chamado Seppo. Após destinar um tempo para que os alunos explorassem as questões, foi feita uma apresentação em slides das resoluções dos exercícios. Novamente destacamos que, apesar de ser um grupo reduzido de estudantes, tivemos diversos momentos de interatividade entre docentes e discentes.
Plano de aula 07 – Estudo de Combinações Utilizando a Plataforma Seppo
Utilização de recurso online envolvendo questões sobre arranjos e combinações
Esta atividade foi realizada com a turma de 5º semestre do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, complementando o tema de Matemática Combinatória abordando os conceitos de Arranjos e Combinações. Na primeira parte da aula o professor regente apresentou estes dois tipos de agrupamentos através de exemplos comparativos, mostrando os procedimentos algébricos para cálculos de possibilidades. Na segunda parte a bolsista organizou um conjunto de questões no Google Forms, cuja dinâmica consistiu em deixar um tempo para que os estudantes tentassem resolver, para depois ser feita a resolução para a turma.
Plano de aula 06 – Utilização de recurso online envolvendo questões sobre
Explorando a Matemática Combinatória através do Kahoot
Esta atividade foi realizada em uma aula da turma de 7º semestre do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Na primeira parte da aula, o professor regente fez uma exposição do tema de Arranjos Simples utilizando um tablet com caneta para resolver alguns exemplos. Na segunda parte, o bolsista do PIBID apresentou o Kahoot, propondo 5 exercícios para que os alunos resolvessem em aula. Na última parte, o bolsista utilizou slides para mostrar as resoluções das questões propostas.
Plano de aula 05 – Explorando a Matemática Combinatória através do Kahoot
Resolvendo Exercícios sobre Permutações
Esta atividade foi realizada com a turma de 5º semestre do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Dando continuidade ao tema de Matemática Combinatória, foram trabalhados os conceitos de Fatoriais e Permutações. A aula foi organizada por slides com as propriedades e exemplos, ministrada de forma expositiva pelo professor regente. A bolsista do PIBID selecionou dois exemplos para apresentar a resolução por meio de slides, um sobre equações com fatoriais e outro sobre anagramas, da prova do ENEM de 2020.
Resolução de situações-problema envolvendo Arranjos Simples
Esta atividade foi realizada em uma aula da turma de 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Os alunos já tinham conhecimento do Princípio Fundamental da Contagem e das Permutações. O professor regente apresentou o conceito de agrupamentos e Arranjos Simples a partir da resolução de alguns exemplos. Na sequência, o bolsista do PIBID apresentou três exercícios complementares para que os alunos fizessem em aula, sendo a resolução foi discutida com eles após suas manifestações
Plano de aula 03 – Resolução de situações-problema envolvendo Arranjos Simples
Permutação com a Utilização do Jogo Socrative Teacher
Esta atividade foi realizada em uma aula da turma de 7º semestre do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Os alunos já tinham conhecimento do Princípio Fundamental da Contagem e dos cálculos com fatoriais. O professor regente apresentou o conceito de Permutações, e na sequência a bolsista do PIBID aplicou uma atividade para a turma através do aplicativo Socrative Teacher. Embora fosse uma turma com apenas 6 estudantes, eles se mostraram bem participativos, possibilitando uma experiência com bastante interação entre discentes e docentes.
Plano de aula 02 – A Permutação com a Utilização do Jogo Socrative Teacher
Introdução ao Princípio da Contagem
Esta atividade foi realizada em uma aula introdutória ao assunto de Matemática Combinatória para a turma de 5º semestre do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Por ser o primeiro encontro do período letivo, começamos por uma apresentação da disciplina, para depois abordarmos o tema proposto. Os exemplos e a apresentação em slides foram organizados pela bolsista do PIBID, mas por ser sua primeira experiência docente, ela preferiu apresentar apenas dois dos exercícios, deixando o restante para o professor regente da disciplina.
Atividade colaborativa – PIBID e Residência Pedagógica
No dia 25 de março de 2021 foi realizada uma atividade colaborativa entre o PIBID – subprojeto LeCampo com o núcleo do Residência Pedagógica do Curso de Educação do Campo.
O encontro ocorreu via plataforma google meet, onde houveram trocas de experiências. Contamos com a presença do Prof. Dr. Elizandro Maurício Brick (UFSC), todxs acadêmicos bolsistas dos dois programas, assim como professores preceptores e supervisores.
A temática foi a formação de professores na área de Educação do Campo com ênfase em Ciências da Natureza. As discussões foram intensas e produtivas, o professor trouxe exemplos práticos de planejamentos possíveis para o desenvolvimento de ações. No link pode ser conferida a gravação do evento pedagógicas em escolas do/no campo.