Prograd promove Encontro de Formação sobre Estágios

A Divisão de Estágio da Pró-Reitoria de Graduação promoveu, no período de 04 a 06 de dezembro,  o “Encontro de Formação – Gestão de Estágios”.  O Encontro aconteceu no campus Bagé, e contou a participação de coordenadores acadêmicos e interfaces de estágios de todos os campi.

A formação teve como objetivo atualizar os servidores com relação as normativas relacionadas a estágios e ainda apresentar a fluxo dos processos e ferramentas que passaram a ser adotados na instituição.

No primeiro e no segundo dia da formação, prof. Cynthia Sant’Anna da Divisão de Estágios, apresentou a nova resolução de estágios que foi aprovada pela Comissão Superior de Ensino e que agora está aguardando aprovação do Conselho Universitário (CONSUNI).

Ainda no segundo dia de formação, a prof.ª Cristina Cardoso, Assessora dos Cursos de Licenciatura da PROGRAD, apresentou o Programa de Residência Pedagógica e a normativa que irá regrar o aproveitamento das atividades realizadas no âmbito do programa como estágio obrigatório dos cursos que participam do programa.

A programação também contou com as presenças da prof. Katia Morais da Diretoria de Assuntos Estratégicos e Relações Institucionais e Internacionais (DAEINTER) que explicou o fluxo para realização de estágios no exterior e a política linguística da UNIPAMPA, e do prof. Rafael Ferraz, Coordenador UAB da Diretoria de Ensino à Distância (DEaD), que explanou sobre estágio nos cursos à distância.

O último dia foi dedicado para treinamento ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), sistema que passará a ser utilizado a partir de 1ª de janeiro para abertura e tramitação de todos os processos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).  O treinamento foi realizado pelo Coordenador de Processos Acadêmicos e membro da Comissão de Implantação do SEI na UNIPAMPA, Bruno Martinato, que explicou o funcionamento da ferramenta e as vantagens que a adoção do SEI tratará para Universidade.

No que tange aos estágios, o SEI irá proporcionar agilidade na tramitação e principalmente para assinatura dos convênios de estágio e explica que “um dos maiores problemas na assinatura dos convênios é a demora para assinatura do documento pela responsável da parte da concedente de estágio que muitas vezes estão em outras cidades e estados”. A expectativa é que com o SEI o tempo para assinatura do documento diminua consideravelmente, além da redução dos custos com correio, uma vez que a assinatura é realizada de forma eletrônica.

O encerramento do evento foi realizado pela prof.ª Amélia Bastos, Pró-Reitora Adjunta de Graduação, que falou a importância de momentos de discussão dos processos e da aproximação entre as Unidades Acadêmicas e as Pró-Reitorias.

Cynthia Sant’Anna (Divisão de Estágios)
Fernanda Fernandes (Divisão de Estágios)
Bruno Martinato (Coordenadoria de Processos Acadêmicos)