Importante: Orientações para preenchimento do Plano de Ensino (GURI)

Considerado o retorno remoto das aulas da graduação, a PROGRAD recebeu alguns questionamentos acerca do preenchimento dos planos de ensino no GURI. Dessa forma, oferecemos o tutorial abaixo com informações importantes sobre o assunto.

Inicialmente, destacamos que o procedimento para o preenchimento segue os mesmos trâmites e passos dos semestres anteriores, no entanto, em razão da prorrogação do início do semestre 2020/1 e do formato de ensino remoto, os planos precisam ser alterados de acordo com o novo planejamento.

Em virtude das dificuldades encontradas no preenchimento dos planos de ensino, informamos que o período de ajustes dos mesmos será estendido até o dia 4/9/2020 e a aprovação pelas comissões de curso poderá ocorrer até o dia 11/9/2020.

Como forma de auxiliar, seguem algumas orientações elaboradas pela Diretoria de Tecnologia da  Informação e Comunicação (DTIC).

Caso você já tenha alterado seu Plano de Ensino e tenha ficado fora de ordem, siga as orientações a partir do Passo 1. Caso ainda não tenha alterado ou seu Plano de Ensino esteja ordenado, siga as orientações a partir do Passo 2.

Observações:

  • Verifique previamente os dias das aulas em um calendário.

  • Leve em consideração que deverá manter a ordenação do número da aula quando alterar as datas.

  • Preencha o conteúdo das aulas somente após ajustar as datas, mantendo a ordenação do número das aulas.

  • Deverão ser previstos encontros (atividades síncronas e assíncronas) de forma a integralizar toda a carga horária do componente curricular.

  • Importante: o Plano de Ensino é montado conforme a oferta da disciplina, logo não é possível incluir e excluir uma aula, somente mover de um dia para outro.

Passo 1: Reorganize o Plano de Ensino. Após reorganizado, clicar em Salvar.

Passo 2: Altere todas as datas do plano de ensino seguindo o novo calendário acadêmico. Somente depois de alterar todas as datas, salve novamente o Plano de Ensino.

No exemplo abaixo, as aulas dos dias 19 e 26/3/2020 (quintas-feiras), teoricamente, serão substituídas por aulas nas quintas-feiras a partir do início do novo calendário, sendo 10 e 17/9/2020, respectivamente. Esse procedimento deverá se repetir até o final das datas do Plano de Ensino. Após alterar todas as datas, clique em Salvar. Isso manterá a ordenação do número da aula e contemplará as novas datas.

Passo 3: Após modificar as datas do Plano e manter a ordenação das aulas, será possível modificar um dia de aula, alterando uma aula individualmente clicando no ícone do calendário do lado direito da respectiva aula no cronograma. 

Por exemplo, caso deseje adicionar a aula 4 do dia 10/9/2020, no dia 17/9/2020. Clique no ícone de calendário do lado direito da aula 4 e altere o campo * Data, na janela que abrir para o dia 17/9/2020. Essa ação adicionará a aula 4 no dia 17/9/2020 e manterá a ordenação do número da aula no Plano de Ensino.

Ficará como na tela abaixo:

Além disso, no Ofício Circular nº 2/2020/PROGRAD/ UNIPAMPA você encontra orientações complementares, já encaminhadas pelas PROGRAD, referente ao preenchimento do plano de ensino.

✉️ Se você tem alguma dúvida entre em contato com a PROGRAD, pelo e-mail: prograd@unipampa.edu.br.