
A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) realizará, no dia 19 de junho de 2026, das 9h às 12h, mais uma edição do evento Diálogos com a PROGRAD, que terá como tema “Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) no Ensino Superior”.
O encontro ocorrerá de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, e tem como objetivo promover um espaço de diálogo, reflexão e construção coletiva sobre a implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais no contexto da graduação, abordando desafios, possibilidades e práticas pedagógicas comprometidas com a promoção da equidade racial.
A atividade é destinada a docentes, discentes e técnicos-administrativos em educação (TAEs) da UNIPAMPA e contará com a participação de duas convidadas com reconhecida trajetória na área:
Prof.ª Cláudia Bassoaldo, pedagoga, mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens, professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS e assessora de governo municipal, atuando em políticas de promoção da igualdade racial, formação docente e Educação para as Relações Étnico-Raciais.
Prof.ª Cassiane de Freitas Paixão, professora associada da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), doutora em Educação e pesquisadora das temáticas relacionadas às relações étnico-raciais, ações afirmativas, educação superior e políticas educacionais voltadas à população negra.
A mediação será realizada pelo Prof. Leandro Costa Vieira, Assessor Especial de Currículo de Graduação da PROGRAD/UNIPAMPA.
Além de promover a reflexão sobre práticas pedagógicas antirracistas no ensino superior, o evento contribuirá para o debate institucional acerca da implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais nos cursos de graduação da UNIPAMPA, especialmente por meio da oferta de componentes curriculares obrigatórios nas licenciaturas e complementares nos cursos de bacharelado e tecnológicos, em consonância com os objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029.
As inscrições estão abertas até o dia 17 de junho de 2026. O link de acesso à sala virtual será encaminhado aos participantes inscritos. Haverá certificação de participação.
Inscrições
Período: até 17 de junho de 2026
Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdSbfo02vHSvbIWn_E3NkhiD_1ZZy-_aXzal31FZlrndshMuA/viewform
Informações do evento
📅 Data: 19 de junho de 2026
🕘 Horário: das 9h às 12h
💻 Modalidade: Google Meet
🎓 Público-alvo: docentes, discentes e TAEs da UNIPAMPA
📜 Certificação de participação
A PROGRAD convida toda a comunidade acadêmica a participar desta importante discussão, fortalecendo o compromisso institucional com a promoção da equidade racial, da diversidade e da inclusão na educação superior.