I FÓRUM DE GRADUAÇÃO UNIPAMPA

Aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de Novembro, no Auditório do Campus Bagé, o I Fórum de Graduação da Universidade Federal do Pampa. A atividade contou com a presença do reitor e do vice-reitor da Unipampa, Marco Antonio Hansen e Maurício Aires Vieira, respectivamente, e do prefeito de Bagé, Luís Eduardo Colombo.

Na abertura, o pró-reitor de Graduação, Ricardo Howes Carpes, aproveitou a oportunidade para frisar a importância de um espaço para a construção coletiva de ideias e de uma perspectiva para a graduação da Unipampa.

De acordo com a pró-reitora adjunta de Graduação, Maristela Cortez Sawitzki, um dos objetivos do Fórum é debater e refletir a atual conjuntura política e econômica. “Como conduziremos as nossas licenciaturas com a concretização da reforma do ensino médio? Quais as perspectivas com a aprovação da PEC 55? Este é o espaço para discutirmos essas questões e os rumos da graduação”, frisou Maristela.

Em sua fala, o vice-reitor da Unipampa, Maurício Aires Vieira, deu um panorama geral das conquistas da Universidade durante os dez anos que ela está instalada na fronteira oeste e campanha do Rio Grande do Sul. “Em uma década assumimos e cumprimos compromissos com as comunidades aonde estamos inseridos. E sim, estamos desempenhando o papel ao qual a Unipampa se propôs, no ato de sua criação, ajudar no desenvolvimento e formar profissionais para atuar e atender as necessidades da região”, contou ele.

Para o prefeito de Bagé, Luís Eduardo Colombo, a Unipampa trouxe para as localidades onde estão seus campi, a possibilidade de desenvolvimento.

Marco Antonio Hansen, reitor da Unipampa, abriu os trabalhos do Fórum relatando a importância do evento para os docentes. Ele também falou sobre a evasão, um dos grandes problemas das Universidades, e que será tratado durante o evento e pediu para que os participantes aproveitassem o máximo possível nos dias em que o Fórum irá acontecer. O reitor contou também sobre sua participação no VIII Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, em Parma, na Itália, onde foi tratar de convênios e parcerias, e salientou o progresso do local. “Por trás do desenvolvimento de toda uma região está o trabalho de uma Universidade com pesquisa”, frisou Hansen.

O evento reuniu mais de 150 pessoas, entre coordenadores acadêmicos, coordenadores de cursos de graduação, professores representantes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDES), professores presidentes das Comissões Locais de Ensino e técnico-administrativos representantes dos Núcleos de Desenvolvimento Educacional (NuDEs) da instituição. O evento é organizado pela Pró-reitoria de Graduação com o intuito de qualificar institucionalmente, instrumentalizando os gestores, através da formação continuada.

Materiais relacionados ao I Fórum de Graduação da UNIPAMPA

Galeria de Fotos do Evento