Por Emanuelle Tronco Bueno
Nesta quinta-feira, 5, às 11h, a Comitiva Pró Hospital Universitário do Pampa (HUP), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), foi recebida pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília, no gabinete da Secretaria de Educação Superior (Sesu), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O objetivo foi apresentar oficialmente ao ministro a proposta de construção do HUP, que aguarda a finalização do relatório técnico realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Segundo a vice-reitora, o encontro foi proveitoso e o ministro manifestou apoio e reconhecimento da necessidade da obra. Às 14h, ainda nesta quinta-feira, 5, a Comitiva também participou de reunião com a Ebserh.
A Comitiva é formada pela vice-reitora da Unipampa, Francéli Brizolla e pela diretora do Campus Uruguaiana, Cheila Denise Stopiglia. Também participaram a presidente Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro) e prefeita de Maçambará, Adriane Schramm; o prefeito Barra do Quaraí, Maher Jaber; e, o secretário de Saúde de Uruguaiana, Diego Hernandes. A deputada estadual e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, Sofia Cavedon (PT) foi a responsável pela interlocução. Também acompanhou a Comitiva a assessoria do deputado federal Lucas Redecker (PSDB).
No final de novembro, a Reitoria Unipampa também participou de reunião com a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com o objetivo de solicitar apoio na construção do Hospital Universitário do Pampa (HUP) em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do estado. Na ocasião, a Universidade apresentou um projeto aos deputados e solicitou auxílio legislativo para agilizar a liberação de recursos junto ao Governo Federal.
Orçamento
As reuniões e movimentos foram intensificados nesta reta final de definição do orçamento, segundo a Reitoria. A ideia é inserir a demanda no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A perspectiva é a de que, após as aprovações do ministro da Educação, Camilo Santana, o projeto seja enviado para o PAC em 2026, o programa federal que visa investir R$ 1,7 trilhão em todos os estados do Brasil. Para o projeto do Hospital, o investimento estimado é de R$ 300 milhões.
Fonte: Notícia Portal da Unipampa