A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) juntamente com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a Fundação da Universidade Federal do Rio Grande (FAURG) assinaram dois convênios que visam impulsionar a pesquisa e fortalecer a infraestrutura acadêmica.
O primeiro convênio prevê um investimento de até R$ 1.325.307,04 destinados por meio da Chamada Pública MCTI/FINEP/CT-INFRA 03/2018. Esse montante será direcionado para a execução do projeto intitulado “Manutenção Preventiva e Aquisição de Equipamentos para Pesquisa Básica do Biopampa”.
Já o segundo convênio destina um valor de até R$ 4.913.497,78 por meio da Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/CT-INFRA – PROINFRA 2021. Essa verba será utilizada para a execução do projeto denominado “Infrapampa”.
Os recursos obtidos serão destinados ao desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional e reduzir assimetrias na distribuição de programas de pós-graduação e formação de recursos humanos. Essa proposta se fundamenta em diversas ações, tais como:
a) Manutenção da infraestrutura para pesquisa no Biotério da UNIPAMPA (BIOPAMPA);
b) Expansão da estrutura de suporte a pesquisas em biotecnologia utilizando diferentes modelos animais;
c) Ampliação da estrutura de criação e manutenção de peixe-zebra no campus;
d) Implementação de novas tecnologias de edição de genoma em peixe-zebra;
e) Instalação de uma estrutura para realização de bioensaios de alto rendimento (high-throughput), visando à criação de modelos genéticos para prospecção de novas drogas e testes toxicológicos de compostos com relevância biotecnológica e ambiental;
f) Fortalecimento das diferentes áreas de atuação por meio da consolidação de diferentes linhas de pesquisa;
g) Estímulo ao aumento do número de pesquisadores PQ CNPq.
Essa parceria entre a Unipampa, FINEP e FAURG representa um avanço significativo para o desenvolvimento científico e tecnológico, bem como para a formação de recursos humanos qualificados em nossa região.
Com informações de Vitoria Pizzatto.