A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulga o lançamento do Portal da Transparência da Instituição. Neste espaço on-line, estão disponíveis os relatórios interativos com dados de setores institucionais. Na página inicial do site, estão dispostos seis painéis indicadores previamente classificados, a fim de facilitar a consulta: Ensino; Assistência Estudantil; Planejamento; Gestão de Pessoas; Programa Gestão e Desempenho (PGD); e, Internacionalização. Os interessados também podem buscar indicadores através da barra de busca livre.
Segundo o Escritório de Processos (Eproc) da Universidade, responsável pela elaboração da iniciativa, o Portal da Transparência “é de suma importância para a Instituição, pois é um suporte ao atendimento de demandas de transparência à comunidade, trazendo informação qualificada para ser usada pelos gestores em tomadas de decisões”.
A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em colaboração com a Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS), celebrou o contrato 29/2024 para o projeto intitulado “Projeto de Atividades do Tempo Comunidade 2024-2025 – Dom Pedrito/RS e Região” da unidade do Campus Dom Pedrito.
Os objetivos do projeto são: desenvolver atividades interdisciplinares e multisseriadas por regionalização dos discentes; estimular a inter-regionalização para o desenvolvimento do trabalho cooperativo em grupo; conhecer e experienciar espaços escolares e não escolares das comunidades; fortalecer e estimular o pertencimento nos territórios e as suas identidades culturais; estimular práticas de preservação ambiental, recuperação de recursos hídricos, de cultivo sustentável e alimentação saudável; desenvolver técnicas de cultivo de alimentos para manutenção e renda das famílias em seus territórios.
O coordenador responsável pelo projeto é o prof. Rui Carlos Medeiros Alves Sobrinho. O contrato 29/2024 terá vigência de 05/08/2024 a 28/02/2025 e um valor global estimado de R$ 120.000,00.
O Núcleo de Relacionamento com Fundações de Apoio (NRFA) publica informações documentadas de todos os contratos na página dos Instrumentos Formalizados.
Com o objetivo de reunir os setores ligados à Reitoria e as Pró-reitorias, bem como apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do primeiro semestre de 2024, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou nos dias 2, 3, 6 e 13 de setembro, o 1º Seminário de Gestão (2023-2027). Nos dois primeiros dias, o evento ocorreu presencialmente, no Auditório da Reitoria, em Bagé. Nas sextas-feiras seguintes, dias 6 e 13, o seminário foi realizado em formato virtual.
Os gestores foram recepcionados, na segunda-feira à tarde, pelo reitor e pela vice-reitora da Unipampa, Edward Frederico Castro Pessano e Francéli Brizolla, que manifestaram a alegria de receber os servidores. A abertura do evento contou com a apresentação do professor do curso de Música, José Daniel, seguida por uma dinâmica em grupo.
A Auditoria Interna (Audin) foi o primeiro setor a apresentar seus dados. Na sequência, foi a vez das pró-reitorias: Pró-Reitoria de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão (Procadi), Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Assistência Estudantil (Prodae), Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Planejamento, Administração e Infraestrutura (Propladi) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppi).
Na manhã da terça-feira, 3, os gestores puderam conhecer de maneira mais detalhada as ações da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), da Diretoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (Daiinter), da Agência de Inovação e Empreendedorismo do Pampa (Agipampa) e da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom).
À tarde, foi o momento dos gestores do Hospital Universitário Veterinário (HUVet) e da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) apresentarem o balanço de ações de suas Unidades. Na sequência, o Gabinete da Reitoria e suas secretarias – Administrativa e Executiva; o Sistema de Bibliotecas (Sisbi) e a Secretaria de Relacionamento e Comunicação Estratégica (SRCE) socializaram as atividades realizadas por seus setores. A etapa presencial do Seminário foi concluída com uma nova dinâmica, que reforça a importância do trabalho em grupo.
A etapa on-line iniciou na sexta-feira, 6, e reuniu as apresentações dos dados do Núcleo de Educação a Distância (Nead), da Coordenadoria de Ingresso, Documentação e Registros Acadêmicos (Cidra), do Conselho Universitário (Consuni), da Ouvidoria, do Escritório de Processos (Eproc) e do Setor de Gestão de Integridade (SGI). No último dia do Seminário, 13, foi a vez de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Arquivo e Protocolo Geral, pela Procuradoria Educacional Institucional (PEI) e pelo Parque Científico e Tecnológico do Pampa (PampaTec).
Ao final, a vice-reitora, Francéli Brizolla, abordou a importância do monitoramento das ações. Conforme o Relatório Simplificado das Metas do Primeiro Semestre de 2024 do PDI 2019-2024, “57,81% das metas previstas para o ano de 2024 foram alcançadas ou parcialmente alcançadas. Nota-se uma evolução de 32,71% do atingimento total ou parcial das metas em relação ao mesmo período do ano anterior (primeiro semestre de 2023)”. O documento ainda destaca que: “é notória a evolução do engajamento e do alinhamento dos gestores com o Planejamento Estratégico Institucional na busca pelo alcance das metas e dos objetivos concebidos a partir do PDI 2019-2024, visto que mais uma vez, todas as iniciativas foram finalizadas no sistema.” Foram estabelecidas também as estratégias e prazos para elaboração do relatório anual.
Para o reitor, Edward Pessano, o Seminário foi um momento de encontro, compartilhamento, integração, planejamento e realinhamento. “Foi um momento importante, que deve se repetir ao final de cada semestre, visando a interação das equipes e a tomada de ações e decisões coletivas. Decisões que vão ao encontro da melhoria e aperfeiçoamento das ações finalísticas e de desenvolvimento da universidade, potencializando as áreas acadêmicas e administrativas”, afirma.
Na manhã desta quinta feira, [19 de setembro] a Sesunipampa realizou reunião com a reitoria da universidade para discutir a questão do contingenciamento orçamentário. Recentemente, a comunidade da Unipampa recebeu informações limitadas sobre o impacto dessa medida, decretada no final de julho, e a Sesunipampa solicitou maiores informações à gestão.
Na reunião, participaram o reitor Edward Frederico Castro Pessano, a vice-reitora Francéli Brizolla e o Pró-Reitor de Planejamento, Administração e Infraestrutura (PROPLADI), Paulo Fernando Marques Duarte Filho. Os representantes da Sesunipampa expressaram preocupação quanto aos efeitos do contingenciamento e à crescente dependência da viabilização financeira da universidade por meio de emendas parlamentares, em detrimento de um orçamento estruturado, submetendo a instituição a uma “política de balcão”. Essa situação compromete a autonomia da universidade ao atrelá-la a interesses políticos de quem libera as emendas.
Também foram ressaltadas as limitações da política de captação de recursos por meio de grandes projetos, que podem esbarrar a médio e longo prazo no processo de precarização da universidade. Relatos de docentes durante a Caravana destacaram problemas estruturais, como a falta de climatização adequada dos prédios em temperaturas extremas no verão inverno, a restrição na oferta de transporte público, deficiências estruturais de prédios de aula, entre outras situações trazidas pela categoria.
A reitoria, por sua vez, demonstrou preocupação com a liberação dos 10% restantes do contingenciamento, uma vez que 8% dos 18% inicialmente bloqueados foram repassados, mas ainda persistem dúvidas sobre a liberação do restante, essencial para o funcionamento da instituição.
Além disso, a Sesunipampa ressaltou a importância da participação na discussão da carreira docente a ser realizada pelo ANDES no Conad extraordinário de outubro, dentro de um cenário de precarização do trabalho e da universidade.
Com o objetivo de divulgar a produção intelectual e o potencial de inovação científica do curso de Enologia, bem como discutir estratégias de valorização dos produtos locais e o fortalecimento do enoturismo na região, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) sediou, entre os dias 11 e 12 de setembro, o II Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha. Realizado no Campus Dom Pedrito, o primeiro dia do evento foi voltado para reuniões técnicas, enquanto o segundo foi aberto ao público em geral. A organização desta edição teve a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação Vinhos da Campanha.
O reitor da Unipampa, Edward Frederico Castro Pessano, participou da cerimônia de abertura, que também teve a presença da diretora do Campus Dom Pedrito, Nádia Bucco, além de autoridades políticas e representantes da área. O evento contou com palestras, feira de produtos locais e almoço harmonizado para valorizar a tradição vitivinícola e fomentar o turismo regional.
Entre as palestras que ocorreram no dia 12 estão: “Turismo, Gastronomia e Valorização dos Produtos Locais”, com o chef de cozinha e empresário Rodrigo Bellora; “Oportunidades do Enoturismo na Campanha Gaúcha e o Case Trem do Pampa”, com Elisângela e Cátia de Melo, da Giordani Turismo, e “Panorama Nacional e Internacional da Viticultura Orgânica”, com o assessor técnico em Agroecologia, Leandro Venturin. A programação também teve apresentação da Frente Parlamentar da Uva e do Vinho e das linhas de crédito disponibilizadas pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), além do Circuito de apresentações de trabalhos desenvolvidos pelo curso de Enologia. Ao final, os participantes do evento visitaram o Vinhedo Experimental da Unipampa.
Durante o Fórum, também houve a assinatura de um protocolo de intenções entre a Unipampa e a Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, que tem como objetivo propiciar condições para o estabelecimento de ações conjuntas visando o desenvolvimento e a realização de pesquisa, ensino e extensão nas áreas científica, cultural e tecnológica. O protocolo tem vigência de três anos.
O Reitor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Edward Frederico Castro Pessano, e o Pró-Reitor de Planejamento, Administração e Infraestrutura (PROPLADI), Paulo Fernando Marques Duarte Filho, participaram do II Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha, no dia 12 de setembro de 2024, no Campus Dom Pedrito da UNIPAMPA. O evento contou também com a presença de diversas autoridades políticas, municipais, estaduais e federais. Contou com inúmeras palestras técnicas, apresentação de trabalhos, assinatura de protocolo de intenção, entre outras atividades que consolidam a importância da UNIPAMPA Campus Dom Pedrito para região da Campanha.
Com informações de Paulo Fernando Marques Duarte Filho.
O Núcleo de Relacionamento com Fundações de Apoio (NRFA) divulga a publicação da Portaria Conjunta, nº 130, de 26 de agosto de 2024, em que renova a autorização, pelo período de um ano, para a Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (FAURG) atuar como fundação de apoio à Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
Você pode acessar a todos os decretos, resoluções e portarias do Núcleo de Relacionamento com Fundações de Apoio na página Legislação do NRFA.
A Coordenadoria de Infraestrutura divulga mensalmente o relatório de obras em andamento da Unipampa. As informações disponibilizadas contém imagens das obras e dados como campus de origem, número do contrato, percentual executado, valor liquidado e valor do contrato mais aditivos.
Estas são as obras em andamento e seus percentuais executados:
Conclusão do Bloco V e Reservatório no Campus Bagé – 96,70% executado;
Conclusão da Casa do Estudante do Campus Alegrete – 91,99% executado;
Reformas de PPCI no Campus Jaguarão – 14,78% executado;
Clínica Escola de Fisioterapia no Campus Uruguaiana – 18,45% executado;
Reforma da Casa do Estudante e Execução da Rede de Esgoto no Campus São Borja – 52,55% executado.
Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Pró-Reitoria de Planejamento, Administração e Infraestrutura (Propladi), anuncia a finalização da Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) referente ao no de 2025. A PLOA é um documento elaborado internamente para programar as questões orçamentárias e financeiras a serem executadas pela Universidade ano seguinte.
Conforme a Pró-Reitoria responsável pela elaboração da PLOA da Unipampa, “este processo conta com a participação da comunidade acadêmica da Unipampa através de consulta prévia realizada junto às unidades gestoras de recursos”. Sendo assim, após a finalização, a PLOA fica sob análise do MEC e, após o aceite, é encaminhada para avaliação do Ministério do Planejamento e Orçamento.
Mais informações sobre o processo de elaboração da PLOA estão disponíveis no site da Propladi.