Na tarde de ontem (29), a primeira-dama do estado, Sandra Genro, recebeu a visita da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza de Bairros, que veio ao seu gabinete para promover um diálogo de gênero e raça no âmbito do governo do Estado.
Estavam presentes na reunião a secretária de Políticas para Comunidade Tradicionais da SEPPIR, Ivonete Carvalho, a secretária adjunta da Casa Civil, Mari Peruzzo, a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do RS, Sandra Helena Maciel, representando a Secretaria de Políticas para Mulheres do RS, Sátira Pereira Machado, a coordenadora do Núcleo da Diversidade da Secretaria de Educação, Eliane A. de Souza, a coordenadora da Diversidade Cultural da Secretaria de Cultura do RS, Gislaine Teixeira Campos, a técnica da EMATER, Regina Miranda e Sandrali Bueno, assessora do Gabinete da Primeira Dama.
Também compareceram as representantes da sociedade civil, Maria Noelci Homero, da Articulação de Organização de Mulheres Negras Maria Mulher, Carmen Lúcia de Oliveira, Mãe Carmen de Oxalá, da ASSOBECATY. Leonice de Deus, pedagoga do Fórum de Educação da Micro 5, Sarai Soares, coordenadora do Fórum de Segurança Alimentar do Programa de Aquisição Alimentar, e Simone Cruz, da Articulação Nacional de Mulheres Negras e da Associação Cultural de Mulheres Negras.
Na ocasião, a ministra apresentou alguns dos programas que a SEPPIR está construindo. Luiza de Bairros está realizando um movimento de diálogo com os estados e municípios para constituir uma rede de colaboração, com o objetivo de constituir uma política de igualdade no Brasil, através de construção de estruturas nos estados para articular as políticas em parcerias com as secretarias.
Enfatizou o fato de 2011 ser o ano Internacional dos Afrodescendentes e 10 anos da participação do Brasil na Conferência Mundial sobre Racismo. Dentro desse enfoque, a SEPPIR lançará esse ano, a campanha nacional “Igualdade racial é pra valer”.
Todas as presentes agradeceram à Sandra Genro a oportunidade do espaço de diálogo e apresentaram questões e pautas para serem levadas pela Sandra e pela ministra para serem assumidas pelo governo. Também falaram a respeito do trabalho quem têm feito no sentido da construção de projetos e ações para uma sociedade igualitária.
Sandra apresentou o trabalho do seu gabinete e reafirmou sua disposição em apoiar as políticas das secretarias que tenham relação com a pauta da igualdade racial e afirmou que o governo do Estado está comprometido com essa questão.
Fonte: https://conexaoafro.wordpress.com/author/conexaoafro/page/60/