Parceria interinstitucional traz palestra sobre gênero, raça e etnia na mídia

Salão de atos lotado na noite de quarta-feira.  Foto: Karin Spezia - Laboratório de Fotografia e Memória.

Gênero e Raça\Etnia na mídia foi o tema debatido na noite de quarta-feira no Salão de Atos do Centro Universitário Franciscano, 17 de setembro. A palestra foi ministrada pela coordenadora da Secretaria de Políticas para Mulheres do RS (SPM/RS), a jornalista Sátira Machado em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria e a Instituição Franciscana. Ela é parte do projeto Gênero e Raça/Etnia na Mídia: promovendo a autonomia e enfrentando a violência contra a mulher, por uma comunicação pública e plural, realizado por secretarias e outros órgãos do Governo do Estado, com diversas parcerias. Estão envolvidas no projeto, além da SPM/RS, a Secretaria de Comunicação, Fundação Cultural Piratini (TVE e FM Cultura), Rede Escola de Governo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) e Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.  O objetivo é a promoção de uma cultura igualitária, democrática e não reprodutora de estereótipos de gênero, raça/etnia, orientação sexual e geracional nos meios de comunicação. Sátira apresentou o projeto  que prevê um curso sobre a temática, além da elaboração de um livro sobre gênero e etnia na mídia, um guia para comunicadores e uma campanha de televisão e rádio que está sendo promovida pela TVE. “Existe uma raça com variantes que no caso é a etnia” explicou a jornalista ao referir a confusão conceitual que se dá entre os dois termos e as consequências que surgem em decorrência disso. O debate se estendeu até as 22h30min em torno  de assuntos como a imagem do negro, sexismo e homofobia. Logo após, foi aberto um momento para perguntas de estudante e comunicadores. A estudante de jornalismo, Lisiane dos Santos Fagundes, garantiu que a palestra foi agregadora. “É um assunto velho, sendo abordado de uma forma mais direta e dinâmica. Acho válido pensar nesse assunto, porém concordo em partes”, afirma. A necessidade de revistar os temas propostos  e sua repercussão social e cultural foi consenso entre os presentes na noite de quarta-feira.

SANTA CRUZ: A Unisc será sede da próxima palestra Gênero e Raça/Etnia na Mídia, que ocorrerá no dia 25 de setembro, às 19 horas, no anfiteatro do bloco 18, no campus-sede. Podem participar estudantes de Comunicação Social e cursos afins, jornalistas e outros profissionais de todos os veículos, empresas e instituições da região. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local do evento.  Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3717-7320 e 3717-7383 ou pelo e-mail proext@unisc.br.

Fonte: http://centralsul.org/2014/parceria-interinstitucional-traz-palestra-sobre-genero-raca-e-etnia-na-midia/