https://unipampa.edu.br/bage/sites/bage/files/documentos/nota_repudio_feira_profissoes.pdf
Nós, da Universidade Federal do Pampa – Campus Bagé, manifestamos nosso repúdio às atitudes racistas ocorridas contra uma estudante do campus na tarde do dia 23/11/22, durante a Feira das Profissões.
O ato se deu no estande do curso de Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa, quando pessoas, que estavam na condição de visitantes, recusaram-se a se aproximar do espaço do Curso de LP, alegando que “não queriam chegar ali porque tinha uma negrinha” e “não queriam falar com a escurinha”. Estes comentários foram ouvidos com clareza pelas estudantes do curso.
Consideramos inaceitável esse tipo de conduta, especialmente em um momento de confraternização com a comunidade externa, no qual o campus abriu suas portas, na expectativa de promover uma experiência de troca e de respeito entre todos.
O campus chama a comunidade externa e mobiliza a comunidade interna, em um movimento de valorização da educação, que só se concretiza efetivamente com respeito absoluto, sem distinção de cor, gênero ou orientação sexual. É inadmissível que uma aluna seja vítima de atitudes racistas, isso vai contra os propósitos do evento e contra a sociedade que queremos formar a partir da educação.
É criminoso que nesses espaços de aprendizagens, alguns sujeitos venham com falas racistas que ferem, destroem, reafirmam e reforçam o Racismo Estrutural social e institucional que vive o Brasil desde os tempos coloniais.
Nosso repúdio veemente não se faz só de palavras: ele se concretizará em atos em prol de uma educação antirracista, voltada para a comunidade interna e externa. Os alunos do Campus Bagé desenvolvem ações em toda a cidade; a diversidade que felizmente é marca da nossa instituição quer e deve ser respeitada e acolhida sempre por todes.
A Unipampa Campus Bagé não se calará diante do racismo e de qualquer outro preconceito.