Aprendizagens Interculturais: produção de sentidos na educação (6ª edição)

04/05 às 19h

Abertura: Para que estudar a temática indígena na escola?

Convidado
Edson Kaiapó
Pertencente ao povo Mebengokré, nascido no estado do Amapá-Amazônia. É ativista do movimento indígena e ambientalista no Brasil, doutor pelo EHPS/PUC-SP, mestre em História Social pela mesma instituição. Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-graduação Lato Sensu (especialização) em História e Historiografia da Amazônia, pela Universidade Federal do Amapá. É pesquisador das questões amazônicas e indígena, escritor premiado pela UNESCO e pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, conferencista e professor de História indígena e Educação Escolar Indígena na Licenciatura Intercultural Indígena do Instituto Federal da Bahia, e docente credenciado no programa pós-graduado em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia. É membro titular da Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas/UNICAMP.

Mediação
Onorio Isaias de Moura, Indígena do povo kaingang da marca Kanhru, natural da Terra Indígena de Nonoai – RS. Graduado em Relações Públicas pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação – UNISC, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – UFRGS. Faz parte do Grupo de Pesquisa Peabiru: Educação Ameríndia e Interculturalidade (UFRGS/UNISC – CNPq). Membro, organizador e coordenador do Curso de Extensão: Aprendizagens Interculturais: Produção de Sentidos na Educação.

Material de apoio
KAIAPÓ, Edson. A diversidade sociocultural dos povos indígenas no Brasil: o que a escola tem a ver com isso? In: Educação em Rede Vol. 7: culturas indígenas, diversidade e educação. SESC, 2019. p. 56-81.

Sugerimos a leitura do texto “A diversidade sociocultural dos povos indígenas no Brasil: o que a escola tem a ver com isso? ” para melhor acompanhamento do momento especial com o professor Edson.

Questão reflexiva

Apoio
UERGS, UNISC e IFFarroupilha – campus Alegrete, UFRGS, Biblioteca Pública Municipal Mario Quintana, Coletivo Multicultural, Programa TRAMAS/UNIPAMPA, NEABI João Bras da Silva (UNIPAMPA – campus Alegrete), Grupo de Pesquisa Peabiru (UFRGS-UNISC)