Aprendizagens Interculturais: produção de sentidos na educação (6ª edição)

22/06 às 19h

Encontro 02

2022-2032 Década internacional das línguas indígenas

Convidado
Altaci Corrêa Rubim /Tataiya Kokama
Pesquisadora e ativista, doutora em Linguística pela Universidade de Brasília-UnB, mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas-PPGSCA/UFAM, mestranda no Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (PROFLLIND/UFRJ), primeira professora indígena a ingressar no corpo docente da UnB. Faz parte do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas do Instituto de Letras e atua com os temas: mapeamento, identidade étnica, índios na cidade, política linguística e, principalmente, com elaboração de material didático em língua indígena. Foi selecionada em 2020 para ser representante da América Latina e Caribe da UNESCO no GT Mundial da Década das Línguas Indígenas (2022-2032). Do meio acadêmico e junto com diversas comunidades indígenas, é conhecida por sua luta na resistência da memória e cultura dos povos originários.

Mediação
Onorio Tavendy Isaias de Moura
Indígena do povo kaingang da marca Kanhru, natural da Terra Indígena de Nonoai – RS. Graduado em Relações Públicas pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação – UNISC, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – UFRGS. Faz parte do Grupo de Pesquisa Peabiru: Educação Ameríndia e Interculturalidade (UFRGS/UNISC – CNPq). Membro, organizador e coordenador do Curso de Extensão: Aprendizagens Interculturais: Produção de Sentidos na Educação.

Sueli Krengre Cândido

Indígena do povo Kaingang, natural da Terra Indígena do Guarita, município de Tenente Portela – RS. Graduada na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica (UFSC); graduanda em Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Pós-Graduada em Gestão Escolar pela FAVENI, Pós-Graduada em Educação Indígena pelo INE, Pós-Graduanda em Etnologia pela FAVENI; professora formadora no Programa “Ação Saberes Indígenas na Escola” (UFRGS).

Assista: Lançamento da Década Internacional das Línguas Indígenas no Brasil