A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou do 3º Fórum das Ações Afirmativas da Região Sul, realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu. O evento discutiu os desafios e perspectivas das Instituições Federais de Ensino Superior do Paraná, de Santa Catariana e do Rio Grande do Sul na implementação e manutenção da reserva de vagas, principalmente, para negros, indígenas e pessoas com deficiência. Os debates foram voltados ao acesso à graduação, pós-graduação e aos concursos públicos. Também foram abordados temas como as políticas de permanência, a avaliação das ações e as comissões de verificação de autodeclaração.
A coordenadora de Ações Afirmativas da Unipampa, professora Fabiana Missau, representou a Instituição no painel Ações afirmativas e o acesso dos povos e comunidades tradicionais ao ensino superior. “A Unipampa está intensificando o planejamento de ações para o acesso das comunidades indígenas e quilombolas em cursos da Universidade”, destacou Fabiana. Também participou do painel a professora Sátira Machado, que apresentou as novas possibilidades de criação dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs) nos campi da Unipampa. “Criado em 2010, o NEAB de Uruguaiana foi o primeiro. Agora, com a aprovação do Regulamento dos NEABIs na última reunião do Consuni, mais Núcleos poderão potencializar as ações afirmativas na Universidade, em todas as Unidades Universitárias”, afirmou a docente.
A Unipampa integra o Fórum das Ações Afirmativas da Região Sul desde 2014, quando participou da primeira edição realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 2017, o evento acontecerá em Santa Catarina, aproximando mais de 20 instituições federais da região em torno da temática. O núcleo organizador do 4º Fórum será composto pelas seguintes instituições: Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Unila, UFSC e Unipampa.
Programação
Dia 31/10
9h – Mesa de abertura
9h30 – Conferência de Abertura: A Ruptura da Democracia no Brasil e os Desafios para as Ações Afirmativas
14h – Painel 1: Ações afirmativas e a políticas de permanência – desafio da inclusão da população negra e indígena no ensino superior
16h15 – Painel 2: Sistemas de Avaliação, Monitoramento e no Ensino Superior Público Federal
Dia 1/11
9h – Painel 3: Comissão de Verificação da Autodeclararão/Ações Afirmativas nos concursos públicos
14h – Painel 4: Ações afirmativas e o acesso dos povos e comunidades tradicionais ao ensino superior
16h15 – Painel 5: O desafio das ações afirmativas na Pós-graduação – o acesso e as políticas de permanência
18h30 – Exposição das deliberações dos Painéis e a Carta do Fórum Latino-Americano de Estudantes
19h – Encerramento