Campus Dom Pedrito realiza evento para apresentar as temáticas tratadas pelo NEABI

20No último dia 20 de julho de 2017, o Campus Dom Pedrito acolheu uma tarde de “Roda e Conversa e Roda de capoeira”, com vistas a convidar a comunidade acadêmica para a composição do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI). O intuito foi apresentar as temáticas tratadas pelo NEABI, as quais procuram articular atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas às histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, conforme previsto nas leis 10.639 de 9 de janeiro de 2003 e na Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008, respectivamente. As atribuições dos NEABIs foram fixadas na Resolução nº 161, de 31 de outubro de 2016 CONSUNI/UNIPAMPA e relacionam-se a um amplo debate e conjunto de ações sobre educação das relações étnico-raciais a serem desenvolvidas em cada campi da nossa universidade.

No Campus Dom Pedrito, o NEABI vem sendo pensado por um grupo de docentes, técnico-administrativos e estudantes que já atuam ou interessam-se por essa temáticas, estando sob a coordenação da Profª Drª Suzana Cavalheiro de Jesus e da TAE Taíse Gomes. No decorrer desta trajetória foi percebida a necessidade de explicitar à comunidade em geral o que é o NEABI e quais ações são planejadas por este Núcleo, a fim de abraçar uma diversidade mais ampla de participantes. Neste evento do dia 20 de julho o campus contou com a presença do Profº César Jacinto, pesquisador de história afro-brasileira e membro do Movimento Negro, o qual proferiu uma fala sobre a luta histórica dos Movimentos Sociais Negros em prol de ações afirmativas no âmbito do acesso aos direitos sociais.

Na sequência, foi desenvolvido um momento de diálogo com membros do Conselho do Povo de Terreiro do Município de Alegrete, abordando elementos concernentes à diversidade religiosa e identidade negra. Encerrando a tarde de palestras, a ACAF (Associação Cultural Capoeira Arte Sem Fronteiras), também de Alegrete, apresentou ao público presente as diferenças entre Capoeira Regional e Capoeira Angola, bem como a prática do Maculelê e do Samba de Roda. Os participantes também foram convidados a realizar cada uma destas práticas corporais, culminando com uma grande roda de samba.