Convidadas
Rejane Paféj kanhgág: neta de Domingas, filha de Maria kairu, mãe de kafág e filha da floresta. Psicóloga, mestre em psicologia social e institucional UFRGS. Doutoranda em Antropologia UFRGS. Moradora da aldeia indígena Sede Nonoai RS.
Ana Luisa Teixeira de Menezes: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Trabalhou como Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias da Universidade de Santa Cruz do Sul (2009-2013). Atualmente é professora do departamento de psicologia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e de Psicologia Profissional da UNISC. Vice-líder do grupo de pesquisa no CNPQ PEABIRU: educação ameríndia e interculturalidade. (UFRGS/UNISC) Tem pesquisas na área de Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação guarani e kaingang na educação básica, mitologias indígenas psicologia comunitária, psicologia analítica e espiritualidade. Coordena o projeto Aprendizagens interculturais com os Guarani e Kaingang na Educação Básica (FAPERGS/Gaúcho). Realizou o Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFRGS, com bolsa de Pós-doutorado CNPQ, sob orientação da professora Dra. Maria Aparecida Bergamaschi. Bolsista produtividade- PQ – CNPq.
Mediação
Onorio Tavendy de Moura
Pertence ao povo kaingang marca Kanhru, natural da Terra Indigena de Nonoai, Graduado em Relações Públicas pela Universidade Federal do Pampa. Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, doutorado pela mesma instituição. Doutorando no Programa de Pós-Graduação Letras – UFRGS.
Fátima Souza
Mestra e doutora em Educação (UNISC). Pesquisa História e Cultura do povos indígenas.
* * *
Material de apoio
Kanhgang Êg My Há : para uma psicologia Kaingang
Trabalho apresentado como requisito parcial para a conclusão do Curso de Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/212727