Chamada de Artigos – Graphic Justice Discussions 2021/2022 | Contra Legem – Núcleo de Estudos sobre Produção do Conhecimento Jurídico

Chamada de Artigos – Graphic Justice Discussions 2021/2022

O Direito e a Vida Depois do Apocalipse –
Graphic Justice Discussions 2021/2022

A Graphic Justice Research Alliance (GJRA) tem o prazer de anunciar sua conferência anual de 2021/2022 a ser hospedada pela Universidade Federal do Pampa, Brasil.

A conferência será realizada online na sexta-feira, 18 de março de 2022 e é aberta para acadêmicos das mais diversas áreas, artistas, prossionais, escritores e para a comunidade em geral. O GJRA, é uma rede de pesquisa multidisciplinar que explora as relações entre direito, justiça e quadrinhos, a partir de múltiplas perspectivas.

Em 2021/2022, elegeu-se como tema “O Direito e a Vida Depois do Apocalipse”. A ideia é propor reflexões sobre o direito, a justiça e a vida em geral, em um contexto no qual o domínio do direito e a própria ideia de “Estado democrático” perdem a sua força: as fake news são uma dura realidade, a ciência é desacreditada e o governo mostra-se incapaz de proteger seus próprios cidadãos. Nesse sentido, indaga-se? O que resta do direito? O que resta da vida?

Aceitaremos artigos que tratem dessas reflexões, incluindo (mas não se limitando) aos seguintes temas:

ø Pós-verdade e Fake News;
ø Genocídio (do povo preto, pobre, dos povos indígenas, como temos visto ocorrer no Brasil);
ø Os quadrinhos como objeto de regulamentação (liberdade de expressão, direitos autorais);
ø Quadrinhos e Ativismo;
ø Mundos utópicos e distópicos;
ø Direito, quadrinhos e Necropolítica;
ø Pandemia e Vírus (como a “praga mutante” em X-men);
ø Direito, poder e colonialidade/decolonialidade;
ø Quadrinhos e Feminismos.

Regras de Submissão

Para se inscrever, envie resumos de até 250 palavras e até 6 palavras-chave por este formulário até 25 de fevereiro de 2022. Serão aceitos trabalhos em inglês e português descritos por, no máximo, dois autores. A titulação mínima para participação é graduando.

A participação é gratuita para todos os filiados na Graphic Justice Research Alliance. Para se filiar, basta preencher o seguinte formulário: https://graphicjustice.org/join/.

Para os não filiados, o evento terá o valor de £10 (dez libras). Os pagantes deverão entrar em contato com a Profa. Ashley Pearson pelo e-mail apearson@usc.edu.au.

Os trabalhos selecionados irão compor o “Caderno de Resumos” do evento. Os trabalhos apresentados poderão compor um livro caso haja interesse dos autores.

Qualquer dúvida deverá ser encaminhada para a Profa. Amanda Muniz Oliveira no e-mail: amandaoliveira@unipampa.edu.br.