Graphic Justice Discussions – 2021/2022 | Contra Legem – Núcleo de Estudos sobre Produção do Conhecimento Jurídico

Graphic Justice Discussions – 2021/2022

É com muito prazer que anunciamos que a chamada de artigos para a conferência anual da Graphic Justice Research Alliance está disponível!

Para mais informações, clique no link abaixo.

Chamada de Artigos (em português)

___________________________________________

We are delighted to announce that the Graphic Justice Reserach Alliance Annual Meeting Call for Papers is now available!

For more information, click on the link below.

Call for papers (english).

Sobre a Graphic Justice Research Alliance

A Graphic Justice Research Alliance é uma rede de pesquisa interdisciplinar que explora o cruzamento entre o direito,  a justiça e as Histórias em Quadrinhos (HQ’s).  As HQ’s representam uma área crescente de pesquisa e são de grande importância para as questões jurídicas na sociedade e na cultura em diversos níveis:

• No nível da cultura , os quadrinhos estão historicamente envolvidos em debates sobre liberdade de expressão; hoje, inspiram inúmeras adaptações da cultura pop (da televisão ao cinema), e podem ser vistos como reflexos  das visões populares de justiça, moralidade e direito.
  • No nível de conteúdo , as narrativas de super-heróis tradicionais abordam questões relativas à justiça, governança e autoridade, bem como incontáveis ​​temas relacionados à moralidade, justiça e normatividade. Os quadrinhos estão repletos de discurso jurídico.
  • No plano da forma , a mistura única e inquietante dos quadrinhos de diferentes mídias e tipos de representação (texto, imagem, visualidade, estética, entre outros) abre radicalmente o discurso para além dos confins do texto, possibilitando um maior engajamento crítico em nossa era cada vez mais visual .
  • No nível da produção , os quadrinhos são uma forma de arte complexa, com vários criadores trabalhando em contextos individuais, de grupo, comerciais e industriais, levantando questões de propriedade e exploração.

Esses são apenas esboços indicativos de alguns dos muitos caminhos que os quadrinhos e a pesquisa jurídica podem percorrer. Em suma, eles mostram que os quadrinhos trazem contextos e mediações culturais, práticos e estéticos ricos para problemas e configurações jurídicas antigas e emergentes.

Para mais informações, confira o site: graphicjustice.org.

Conferência Anual

A cada ano a Graphic Justice Research Alliance realiza a sua conferência, que reúne pesquisadores de todo o mundo.  A conferência é realizada desde 2017, quando foi realizado na St Mary’s University, Twickenham, em Londres ( GJD 2017 ). Desde então, foi para o St Francis College em Brooklyn, Nova York ( GJD 2018 ), e a University of the Sunshine Coast, Queensland, Austrália ( GJD 2019 ). O GJD 2020 será hospedado online pela Middlesex University em Londres.

A conferência relativa ao ano de 2021-2022 será realizada de forma online na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Santana do Livramento.

Detalhes de conferências anteriores podem ser encontradas no site: graphicjustice.org/gjd/.