Grupos Parceiros | Contra Legem – Núcleo de Estudos sobre Produção do Conhecimento Jurídico

Grupos Parceiros

O Contra Legem, Núcleo de Estudos sobre Produção do Conhecimento Jurídico da UNIPAMPA, atua em parceria com os seguintes Grupos:

INDERI – Interseccionalidades e Decolonialidade nas Relações Internacionais (CNPq/FURG)

Coordenação: Profa. Dra. Gabriela M. Kyrillos e Profa. Dra. Fabiane Simioni

O Grupo tem como propósito evidenciar a importância dos debates interseccionais para os estudos e as pesquisas nas Relações Internacionais por meio de uma perspectiva decolonial, com vistas a incorporar nas análises das Relações Internacionais marcadores sociais como gênero, raça, classe, sexualidade, nacionalidade, dentre outros. Atualmente, constitui-se como um grupo multidisciplinar e com participantes de distintas instituições nacionais e internacionais. O grupo tem como propósito contribuir com a produção interdisciplinar de conhecimento e o fortalecimento de vínculos institucionais para o intercâmbio das produções sobre o tema. Espera com isto, contribuir para este campo de estudos através de publicações em revistas especializadas, realização de seminários, encaminhamento de projetos para as agências de fomento bem como o fortalecimento do ensino e da extensão.

MERIDIANUM  – Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (CNPq/UFSC)

Coordenação: Profa. Dra. Aline Dias da Silveira e Profa. Dra. Mariana Paolozzi

Meridianum significa, originalmente, “linha ao meio dia”, ou seja, a linha imaginária que liga regiões num mesmo horário. Adotamos esta imagem como representação da  intersecção de tempo, espaço e saberes que pretendemos integrar.

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais Meridianum UFSC/CNPq é constituído por professores e estudantes. O grupo dedica-se ao estudo das inter-relações entre a Filosofia, a História e Artes medievais e tem como diretriz indissociabilidade da pesquisa com o ensino e a extensão universitária.