O Projeto SIGPampa e o monitoramento dos casos da Covid-19

Inúmeras iniciativas vêm apresentando análises, projeções e representações acerca da COVID-19, em diferentes escalas geográficas. O projeto de pesquisa SIGPampa – https://sites.unipampa.edu.br/sigpampa/ -, em desenvolvimento desde o ano de 2017, coordenado pelo professor Sidnei Luís Bohn Gass, do Campus Itaqui – https://unipampa.edu.br/itaqui/ – da UNIPAMPA e do Programa de Pós-Graduação em Geografia – http://www.ufrgs.br/posgea – da UFRGS, vem apresentando atualizações diárias dos dados referentes aos casos confirmados para COVID-19 no Rio Grande do Sul, além de um recorte especial para os dez municípios de atuação da Universidade.

As informações que vem sendo organizadas pelo projeto estão disponíveis na página específica dentro do site do projeto, no endereço https://sites.unipampa.edu.br/sigpampa/covid-19/

O mapeamento dos casos para o RS

Diariamente, a partir dos dados oficiais que são divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde, os integrantes do projeto atualizam a sua base de dados e apresentam um novo mapa com a distribuição dos casos. Diferentemente de outras iniciativas, a base de dados em desenvolvimento está organizada no sentido de manter uma característica histórica da evolução, ou seja, os dados são diariamente acrescentados à base de dados, mantendo os dados anteriores. Esta metodologia permitirá, em pesquisas futuras, avaliar como o avanço da COVID-19 ocorreu no tempo e no espaço neste período pandêmico, visto que os dados são mantidos, dia a dia, para cada município.

Está em processo de análise pela equipe do projeto, a melhor maneira de disponibilização dos dados, não apenas dos mapas e gráficos finais que estão sendo gerados e postados no site do projeto, mas dos arquivos geoespaciais e das tabelas em formatos que possam ser editadas pelos usuários.
Além da evolução do número de casos, estão em desenvolvimento análises que levam em consideração a população e a sua distribuição em faixas etárias. Neste sentido, alguns gráficos já estão disponíveis no site do projeto para acompanhamento.

O mapeamento dos casos para os municípios de atuação da UNIPAMPA

Para os dez municípios de atuação da UNIPAMPA, o projeto desenvolveu uma ferramenta de acompanhamento on-line – https://qgiscloud.com/sigpampa/COVID_19_UNIPAMPA -, a qual é também atualizada diariamente. Nesta ferramenta, ao clicar sobre um dos municípios, é possível visualizar a evolução do número dos casos, por dia.

Da mesma forma como para o Rio Grande do Sul, para este recorte territorial, os dados brutos serão disponibilizados. Estão ainda em fase de desenvolvimento, estudos sob a ótica populacional e do sistema de saúde dos municípios de atuação da UNIPAMPA, com o intuito de buscar sua representação cartográfica.

Outras informações disponíveis

Pesquisar em períodos de pandemia é um grande desafio. Neste sentido, na página desenvolvida para a COVID-19 no projeto SIGPampa, está à disposição uma gama de outras pesquisas científicas que estão sendo desenvolvidas, além dos materiais científicos de referência que mais vem sendo citados, inclusive pelos meios de comunicação. Com isto, o projeto tem o intuito de mostrar a importância da comunicação entre as diferentes instituições universitárias e institutos de pesquisas, visto que, mesmo que muitas iniciativas sejam parecidas neste momento, ao final, cada uma trará contribuições que, ao serem confrontadas entre si, apresentarão um grande arcabouço de informações que estará à disposição da sociedade para auxiliar no combate, se não desta, de futuras doenças com alto potencial de contágio.

 

Informações enviadas por Carla Pohl Sehn – Diretora do Campus Itaqui