Boletim de Casos RS x Mundo – 23/04/2021

Mundo
– A média móvel de casos confirmados no RS apresenta estabilidade nas últimas duas semanas em patamar ainda elevado. Desde o dia 25 de Março, foi superado pelo avanço acelerado do Uruguai, que apresenta sinais de queda há uma semana e pela França. O Brasil como um todo também apresenta estabilidade em patamar elevado. Alemanha, Canadá e EUA, ainda em patamar bastante inferior, conseguiram controlar o aumento de casos. A Itália desacelera recorrentemente. Reino Unido e Portugal mantêm níveis mais baixos.
– A média móvel de óbitos no RS ainda é alta embora tenha sido ultrapassada pelo avanço bastante rápido no Uruguai. No Brasil, a média cai nos últimos 10 dias, embora em patamares ainda elevados. O feriado de Tiradentes provocou uma queda artificial sobre a tendência recente de leve queda.
– Dentre as regiões próximas ao RS, o Uruguai, a Argentina e o Paraguai apresentam aumento recente de casos ou óbitos, embora em patamares inferiores ao estado.

Brasil
– Na segunda quinzena de fevereiro, os 3 estados do sul apresentaram aumento expressivo na média móvel de casos como proporção da população, avanço interrompido próximo ao dia 10 de março, quando se iniciou um processo de redução estendido até o dia 04 de abril. A partir de então apresenta-se uma estabilidade. A queda de ontem é efeito do feriado de Tiradentes.
– A média móvel de óbitos nos 3 estados do Sul também apresentou aumento expressivo em fevereiro e março e apresenta queda nas últimas semanas.
– RO (14,8), DF (13) e MT (12,4) apresentam a maior média móvel de óbitos por 100 mil hab. do país, seguido de ES (12,3) GO (11,5) e MS (11,5). O RS, com 8,4, apresenta a 13ª maior média recente. _Há efeito do feriado de Tiradentes sobre os dados recentes.
– O RS apresenta a 8ª maior taxa de mortalidade acumulada de óbitos (208,8 por 100 mil hab). Com a inclusão de 62 registros ontem, o estado chegou a 23.752 óbitos, com a média semanal de 137 óbitos incluídos por dia e redução semanal de 24%, parcialmente impactado pelo feriado.

Boletim diário de casos em países selecionados, Brasil e RS

Óbitos por região do estado