#Carnaval2021 | Troque a diversão pela prevenção!

No dia 16 de fevereiro, será comemorado mais um feriado de carnaval, seguindo a tradição da folia no Brasil e em alguns países do mundo. Mas esse ano deve ser diferente, pois além de se prevenir das Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV, Hepatite B e Sífilis) e outras doenças como a Doença do Beijo (mononucleose), você também deve praticar todas as medidas de prevenção ao coronavírus. 

A pandemia não faz pausa! E é exatamente por isso que diversos estados, municípios e países que mantém a tradição do carnaval optaram pelo cancelamento de desfiles e qualquer outro formato de comemoração que possa reunir muitas pessoas, gerando aglomeração e, consequentemente, aumentando consideravelmente o risco de propagação do novo coronavírus.

Como deve ser comemorado, então? 

Mesmo que ocorra a flexibilização de alguns setores ou a liberação e retomada de algumas atividades, o recomendado é que você permaneça em casa, evite viagens e evite qualquer tipo de aglomeração, porque isso eleva muito o risco de contágio e a disseminação do vírus. 

Faça sua folia com que você convive diariamente, brinque, se fantasie e curta o momento. Se quiser reunir mais gente, faça uma festa virtual ou uma videochamada.

Se eu optar por viajar ou por ter outra programação nesta data?

Caso você decida viajar, escolha um local tranquilo e que siga os protocolos de segurança recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado ou do município. 

Não esqueça de colaborar de forma consciente e responsável: 

  • use máscara;
  • lave as mãos com água e sabão ou higienize com álcool em gel 70%;
  • mantenha a distância recomendada entre você e as outras pessoas;
  • não se aglomere. 

Siga todas as precauções para evitar contaminação e transmissão do coronavírus. 

Se eu optar por ter um contato mais íntimo com outra pessoa nesse período?


Recomenda-se evitar abraços, beijos ou qualquer outra forma de contato que possa expor você e os demais ao vírus. Se isso ocorrer e, principalmente, se a pessoa estiver com algum sintoma da COVID-19 (tosse, febre, perda recente do paladar ou olfato, dor no corpo, dor de cabeça, dor de garganta), você deve manter o isolamento de 14 dias recomendado pelo Ministério da Saúde. Se você apresentar sintomas do coronavírus, vá a uma unidade de saúde imediatamente. 

Se o contato físico ficar mais “quente”, não esqueça do uso do preservativo. Ele protege você e seu(sua) parceiro(a). E assim, como as medidas de prevenção ao coronavírus, o seu uso também deve se tornar um hábito e ser praticado em qualquer data ou momento de intimidade.


O que a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) recomenda? 

A DASST mantém a recomendação de todos os órgãos oficiais. Curta o carnaval em casa, no seu ambiente seguro. Evite expor a si e aos demais. Se for sair, pratique todas as medidas de prevenção ao coronavírus. 

Lembre-se que o vírus é invisível e pode causar graves danos à sua saúde, inclusive a morte. Zele pela sociedade, por seus familiares e por você mesmo. 

Em 2021, o melhor jeito de curtir a folia é permanecer em casa e se manter saudável.